Igreja celebra neste Domingo da Ascensão (16) o Dia Mundial das Comunicações Sociais; saiba como celebrar

15/05/2021

No dia em que a Igreja relembra que recebeu de Jesus Cristo a herança de evangelizar por todo o mundo, também celebramos o Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS). Não é coincidência. Há 55 anos, a Igreja produz reflexões para qualificar a comunicação do Verbo e para melhor cumprir a missão dos batizados.

Neste Domingo da Ascensão do Senhor em meio à pandemia, o Papa Francisco pede que o ofício da comunicação nunca esqueça de ser exercido encontrando as pessoas onde estão e como são. O 55º DMCS traz como temática "'Vem e verás' (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são" e destaca em sua mensagem a importância de "gastar as solas dos sapatos" ao contar uma história e um agradecimento à coragem dos jornalistas, enquanto se dirige especialmente os comunciadores cristãos.

"Por isso, este ano, desejo dedicar a Mensagem à chamada a 'ir e ver', como sugestão para toda a expressão comunicativa que queira ser transparente e honesta: tanto na redação dum jornal como no mundo da web, tanto na pregação comum da Igreja como na comunicação política ou social", reforça o Papa Francisco.

Nos links abaixo, a Arquidiocese de Porto Alegre reúne conteúdos importantes para que o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais seja bem celebrado em cada comunidade e em cada coração:

PAPA FRANCISCO
Mensagem oficial para o 55ª DMCS: https://bit.ly/33MIO8y

ARTIGO
Dom Jaime Spengler assina artigo que relaciona a pandemia à comunicação do cristão: https://bit.ly/3ose9He

FORMAÇÃO
Vídeo do encontro com os jornalistas Silvonei José Protz e Sabrina Thomazi: https://bit.ly/3uRG8T2

SUBSÍDIO
Material propõe celebrações e traz pistas pastorais para aplicação da Mensagem do 55ª DMCS: https://bit.ly/3okfDTA

MISSA
Informações para acompanhar a missa especial pelos comunicadores (16/5, às 15h): https://bit.ly/3y8neJH

oração
Texto presente na Mensagem oficial do 55ª DMCS revigora a espiritualidade do comunicador cristão: https://bit.ly/2RfuyTg

IDENTIDADE VISUAL
Materiais de apoio para comunicar a 55ª edição do DMCS: https://bit.ly/3tV0F7H



Autor:
Juliano Rigatti

Fonte:
Ascom

Tags: