16/04/2026
No próximo dia 26 de abril, 4º Domingo da Páscoa, a Igreja celebra o 63º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, tradicionalmente conhecido como o Domingo do Bom Pastor. A data convida os fiéis a rezarem pelas vocações e a refletirem sobre o chamado de Deus na vida de cada pessoa.
Em artigo publicado por ocasião da data, o bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Juarez Albino Destro, propõe uma reflexão a partir da primeira mensagem do papa Leão XIV para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações.
Segundo Dom Juarez, o pontífice destaca a vocação como um dom interior, que nasce no coração humano como expressão do amor gratuito de Deus. “A vocação é entendida como descoberta do dom gratuito de Deus que floresce no mais profundo do coração de cada um de nós”, ressalta.
O bispo também chama atenção para a imagem de Jesus como o “Pastor belo”, expressão retomada pelo papa a partir do Evangelho de João. Mais do que um aspecto estético, a beleza de Cristo está no amor e na entrega, capaz de fascinar e atrair. “Quem olha para ele descobre que a vida é realmente bela se o seguir”, destaca o artigo.
Na reflexão, são apresentados ainda três caminhos fundamentais para o discernimento vocacional: conhecer, confiar e amadurecer. Conhecer a Deus por meio da oração e da vida na Igreja, confiar em seu plano mesmo diante das dificuldades e permitir que a vocação amadureça ao longo da vida.
Dom Juarez reforça que o chamado de Deus é dirigido a todos e que cabe às famílias, comunidades eclesiais e agentes de pastoral criar ambientes favoráveis ao despertar das vocações. Ele também sublinha o convite especial aos jovens, para que escutem a voz do Senhor e descubram sua forma de doação, seja no matrimônio, no ministério ordenado ou na vida consagrada.
Instituído em 1964, o Dia Mundial de Oração pelas Vocações recorda a importância de toda a Igreja assumir a responsabilidade de rezar e promover as vocações, como caminho de serviço, comunhão e esperança.
Leia o artigo completo aqui
Leia a mensagem do Papa aqui