Igreja da Pompeia terá celebração de Ramos em espanhol

29/03/2023

Igreja da Pompeia terá celebração de Ramos em espanhol

A paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia oferecerá aos fieis missa em espanhol neste domingo – quando a Igreja celebra o Domingo de Ramos – e no Domingo de Páscoa, no próximo dia 9 de abril. A Santa Missa em espanhol é celebrada às 11h.  Às 9h30, será celebrada em português. A comunidade é atendida pelos padres scalabrinianos – Missionários de São Carlos.

 

A igreja está localizada na rua Barros Cassal, 220 – bairro Independência, em Porto Alegre. O local abriga a sede do CIBAI Migrações (Centro Ítalo-brasileiro de Assistência e Instrução às Migrações), também conhecido como Missão Pompéia.  A fundação do CIBAI Migrações ocorreu em 1958 pelos Missionários de São Carlos, sendo uma associação civil sem vínculos governamentais, caracterizando-se como uma entidade de Defesa e Garantia de Direitos, com enfoque na inserção laboral e social – integração sociolaboral. 

 

Na década de 1950, o CIBAI Migrações acolheu o primeiro fluxo migratório, em sua maioria migrantes europeus, especialmente italianos, refugiados e deslocados da Segunda Guerra Mundial. Na década de 1970, o acolhimento prioritário se deu no chamado segundo fluxo migratório ao Brasil. Este caracterizado pelo deslocamento de pessoas originárias de países hispano-americanos, fruto da instabilidade dos regimes ditatoriais e de sistemas políticos e econômicos daquele tempo. 

 

O terceiro fluxo migratório global marca a migração econômica, ambiental e de conflitos bélicos. Neste movimento, para o Brasil, houve principalmente a presença de migrantes vindos da América do Sul e do Caribe, sobretudo de haitianos, e atualmente de venezuelanos. Conforme a instituição, no ano de 2021, foram atendidos 13.305 migrantes de 48 nacionalidades. Mais informações sobre o trabalho da entidades estão disponíveis no https://cibaimigracoes.org/

 

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: