Iniciação à Vida Cristã apresenta programação para 2022

08/02/2022

Iniciação à Vida Cristã apresenta programação para 2022

O projeto de Iniciação à Vida Cristã (IVC) apresenta a programação de atividades para o ano de 2022, que segue o que foi enviado para as coordenações ainda em novembro de 2021. As inscrições para Eucaristia 1 e 2, Crisma 1 e 2 e Adultos será realizada entre os dias 1º e 22 de março, podendo ser antecipada conforme a realidade de cada paróquia.

Pelo terceiro ano o IVC se adapta ao contexto sanitário do Covid-19. A coordenadora geral do IVC, irmã Maria Aparecida Barboza, destaca que todos os cuidados sanitários seguirão sendo tomados para que a formação das crianças, jovens e adultos possa ocorrer presencialmente.

“A pandemia testa a nossa fé. Mas como mulheres e homens da esperança cristã, temos a consciência de que estamos a serviço do anúncio do querigma numa comunidade eclesial missionária, sustentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, de onde emana a força que nos ajuda a manter o entusiasmo e o encantamento pela missão”, frisa a irmã.

Para o ano de 2022 entre os desafios colocados para o projeto IVC está o chamado a novos catequistas. “É um desafio, mas precisamos investir no convite e na formação, lembro da importância de incentivar os jovens que receberam o sacramento da Crisma para auxiliar na catequese”, afirma a Irmã Maria Aparecida. Conforme orientação do arcebispo Dom Jaime Spengler todos os catequistas, para exercerem o seu ministério, precisam ter esquema vacinal completo contra o Covid-19.

A programação do IVC prevê entre os dias 6 e 11 de março um momento para reunir os catequistas nas paróquias para fazer o planejamento do ano. As formações aos catequistas iniciantes serão realizadas em duas datas – 19 e 26 de março. A segunda data será disponibilizada para quem não conseguir participar do encontro do dia 19 que será realizado em cada vicariato. Entre os dias 21 e 26 de março ocorre o encontro dos pais na Paróquia com os padres e os catequistas. A Celebração da Eucarística que marca o envio e Mandato dos catequistas de todas as etapas está programada para 27 de março, às 15h, na Catedral Metropolitana.



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: