Inscreva-se: Seminário online “Alegria e Amor” terá programação sobre o matrimônio e a família

30/04/2021

O ano de 2021 marca os 40 anos da publicação da exortação apostólica Familiaris Consortio, de São João Paulo II (22/11/1981), e os cinco anos da exortação apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco (19/3/2016). Essa dupla celebração motiva a realização do Webinário Alegria do Amor, na próxima semana, de 3 a 7 de maio. A promoção é da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).

“Diante desses documentos tão importantes na história da Igreja e da Pastoral Familiar no Brasil, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família está promovendo o WEBINÁRIO “A ALEGRIA DO AMOR” com uma programação de conferências e debates sobre o matrimônio e a família”, informou o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Vida e Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, em carta enviada ao conjunto do episcopado brasileiro.

Famílias, seminaristas, religiosas e religiosos, padres, diáconos e bispos podem participar desse momento de formação e aprofundamento sobre os dois principais documentos que tratam da pastoral junto às famílias e da própria missão familiar no mundo. Segundo dom Ricardo Hoepers, “é um momento oportuno e muito acessível para um aprofundamento maior sobre a importância da Família na vida da Igreja”.

Um parágrafo correlacionado nos dois textos (Familiaris consortio, 84/ Amoris laetitia, 31), assim como as muitas citações feitas por Francisco ao documento da década de 1980, ressalta que o “bem da família é decisivo para o futuro do mundo e da Igreja” e que inúmeras são as análises feitas sobre o matrimônio e a família, sobre as suas dificuldades e desafios atuais: “É salutar prestar atenção à realidade concreta, porque os pedidos e os apelos do Espírito ressoam também nos acontecimentos da história através dos quais a Igreja pode ser guiada para uma compreensão mais profunda do inexaurível mistério do matrimônio e da família”.

INSCREVA-SE NO SEMINÁRIO ON-LINE ALEGRIA DO AMOR

Tornar familiar toda a Igreja

O presidente da Pontifícia Academia para a Vida, dom Vincenzo Paglia, quando esteve em Salvador, na seção brasileira do Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família, em maio de 2019, em sua conferência sobre a eclesiologia da Amoris laetitia, falou de uma mudança na forma de atuação da Igreja que a Amoris Laetitia pede, de modo a “tornar ‘familiar toda a Igreja'”.

“Uma primeira consideração – na minha opinião decisiva para compreender o texto e extrair dele as consequências – diz respeito à mudança de passos e estilo que a Exortação Apostólica pede e que diz respeito à própria ‘forma’ da Igreja, que é o seu próprio modo de ser e de testemunhar. É indispensável um ponto de virada eclesiológica que torna a própria Igreja uma família. Sim, a Igreja, falando de famílias, também fala de si mesma. E vice-versa. Esta perspectiva exige uma nova ‘forma ecclesiae’. Não é suficiente reorganizar a ‘pastoral familiar’. Há uma necessidade de muito mais: tornar ‘familiar toda a pastoral’ ou melhor tornar ‘familiar toda a Igreja'”.



Autor:
Patricia Damaceno (ASCOM)

Fonte:
CNBB

Tags: