Irmã Inah Canabarro celebra 115 anos

27/05/2023

Irmã Inah Canabarro celebra 115 anos

Irmã Inah Canabarro Lucas celebrou no último sábado (27) o seu aniversário de 115 anos de vida. Nascida em São Francisco de Assis (RS), no dia 27 de maio de 1908, a religiosa da congregação de Santa Teresa de Jesus, reside em Porto Alegre, no Lar das irmãs idosas, que está localizado no bairro Cidade Baixa, na capital, junto fica junto à Casa Provincial da congregação.

 

Para marcar a data foi celebrada uma festa no Lar com direito a bolo registrando a exata idade da Irmã Inah, que é considerada a pessoa mais idosa do Brasil e da América Latina, conforme registro de idade validado pelo pelo Gerontology Research Group (GRG), e a quinta pessoa mais idosa do mundo.

 

Nascida em 1908 na cidade de São Francisco de Assis, distante 430 quilômetros de Porto Alegre, ela é da família do General Canabarro, um dos líderes da Revolução Farroupilha (1835-1945), e entrou na Companhia de Santa Teresa de Jesus aos 19 anos, dedicando boa parte da vida religiosa ao magistério nas cidades gaúchas de Porto Alegre, Sant'Ana do Livramento e no Rio de Janeiro.

 

Atualmente reside na casa provincial das irmãs, em Porto Alegre, a irmã esboça uma grande simpatia e bom humor. Na foto, irmã Inah e o Frei Everton Machado, provincial da Ordem dos Irmãos Descalços da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo - Porto Alegre

 

Curiosidades

- O bispo de Porto Alegre em 1908 era Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leon. Porto Alegre se tornou uma Arquidiocese no ano de 1910.

- O papa em 1908 era São Pio X

- O Papa Francisco enviou uma mensagem à irmã pelos seus 110 anos, completados em 2018.

- O Brasil completava 18 anos como República

- O presidente do Brasil em 1908 era Afonso Pena

- O governador do Rio Grande do Sul era Carlos Barbosa

- O prefeito de Porto Alegre em 1908 era José Montaury

- O Sport Clube Internacional seria fundado 11 meses depois do nascimento da Irmã Inah, em abril de 1909. Irmã Inah é torcedora do Inter

- O Grêmio Foot-ball Porto Alegrense tinha 5 anos de fundação quando a irmã Inah nasceu



Autor:
Ascom

Tags: