22/09/2025
“Afetividade, castidade e sexualidade: descobrindo o amor real na família, no namoro e na vocação ao matrimônio” foi o tema do encontro formativo promovido pela Pastoral Familiar, o Setor Juventude e o CLJ (Curso de Liderança Juvenil) da Arquidiocese de Porto Alegre.
O encontro foi no último sábado, 20, na Paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho, localizada na Vila Ipiranga, em Porto Alegre. O evento reuniu dezenas de participantes em um momento de diálogo profundo e aprendizado.
O encontro marcou o primeiro passo de uma iniciativa que busca aproximar a juventude da vocação matrimonial e familiar. Segundo os coordenadores arquidiocesanos da Pastoral Familiar, Elis e Rodrigo Gonçalves, o evento superou as expectativas: “Foi um marco. A adesão foi surpreendente, e o tema, muito elogiado. Percebemos que há sede por esse tipo de formação, especialmente entre os jovens.”
A programação contou com momentos de confraternização, oração e a palestra principal, conduzida pela psicóloga Eliz Modena. Com uma abordagem leve e comunicação assertiva, Eliz falou sobre os desafios e as belezas da vivência da afetividade, castidade e sexualidade à luz da fé cristã. “São temas delicados, atuais e profundamente necessários. Trazer isso para o diálogo com os jovens é fundamental”, destacou o casal coordenador.
O evento foi considerado um sucesso pelos organizadores e deve abrir caminho para outras ações conjuntas entre a Pastoral Familiar e o Setor Juventude da arquidiocese. A proposta é seguir promovendo espaços de formação e evangelização que acompanhem os jovens em seu discernimento vocacional e nas realidades concretas da vida afetiva e familiar.
Fotos: Setor Juventude da Arquidiocese de Porto Alegre