19/08/2025
Uma multidão de fiéis tomou as ruas de Gravataí na tarde de sábado, 16, para participar da Romaria Vocacional e da Festa da Luz, no Seminário São José. Centenas de crianças, jovens, adultos e famílias caminharam em procissão, rezando pelas vocações.
O bispo auxiliar de Porto Alegre e referencial para o Vicariato de Gravataí, Dom Bertilo Morsch, destacou a alegria de estar junto da juventude. “Nos reunimos com toda esta juventude aqui, fizemos esta caminhada, vamos juntos, somos peregrinos. Vamos construindo esta realidade em nossa vida e que Deus assim vai nos ajudando para respondermos com alegria a este chamado a Ele”, afirmou.
O seminarista Pedro Henrique disse que o encontro fortalece a esperança no futuro da Igreja. “Ver este pátio cheio de jovens, assim como eu, dá uma esperança muito grande para a nossa Igreja, de mais vocações, santas vocações, que a gente possa um dia todos se encontrarmos no céu” declarou.
O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Cardeal Spengler, também participou da celebração e deixou uma mensagem especial aos jovens: “Fazemos votos que, participando desta Romaria, cada um possa se sentir ainda mais forte naquele caminho de vida que abraçou e que os jovens se sintam tocados a fim de realizarem escolhas que correspondam àquilo que o coração inspira”.
Entre os casais presentes, o diácono José Salvador Nunes de Azevedo e sua esposa, Ana Maria Assis, ressaltaram a importância da vivência em família. “Gostei muito da celebração, da caminhada em si. Achei até que tinha mais pessoas neste ano, famílias de pai e de mãe, né? É uma caminhada”, comentou José Salvador.
O animador vocacional da Arquidiocese de Porto Alegre, padre Bruno, lembrou que agosto é um mês especialmente dedicado às vocações. “Nesse mês de agosto nós celebramos todas as vocações e coroamos com esta Romaria, com este evento tão importante que é pra nós”, disse.
O jovem Iuri Santos, de Alvorada, reforçou o papel das diversas formas de vocação na vida da Igreja: “A gente vê em peregrinação, como peregrinos que somos de esperança, cada vez mais querendo mostrar a vivacidade da vocação, principalmente dos leigos, que estão diariamente em nossas comunidades paroquiais, vivenciando o carisma”.
Feliz com a realização do evento, o frei Rafael Rodrigues, carmelita descalço, deixou uma bênção especial: “Celebrar uma Romaria Vocacional é uma oportunidade da gente pensar com mais carinho no nosso chamado, que é Deus que nos chama, que é Deus que nos envia, que é Deus que nos convoca. Que possamos celebrar bem este mês e viver intensamente a nossa vocação. Que Deus abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”.
A Romaria Vocacional e a Festa da Luz reuniram gerações em oração e testemunho, fortalecendo a caminhada da Igreja e despertando novas vocações.
Por: Leonardo Mayer
Coordenador da Pascom do Vicariato de Gravataí / Arquidiocese de Porto Alegre
Imagens: Pascom do Vicariato de Gravataí