Lançamento: Arquidiocese apresenta novo site e identidade visual

22/12/2020

Na semana em que a Igreja celebra a maior de todas as novidades, a chegada do Deus Menino no Natal, a Arquidiocese de Porto Alegre anuncia dois lançamentos: um novo site no endereço arquipoa.com, com reorganização dos conteúdos e melhor experiência de navegação em computadores e celulares; e uma nova identidade visual, que busca na simplicidade uma comunicação mais direta com seus públicos. O endereço www.arquidiocesepoa.org.br pode não funcionar nas próximas horas; quando voltar, direcionará o acesso para o novo site.

Novo site

Um site não é apenas um conjunto de códigos de programação com recursos visuais que agradam quem o visita. Acima de tudo, seus conteúdos e a forma como são apresentados precisam transmitir os valores da instituição que representa.

Abaixo, as principais modificações do novo site:

Ícones de atalhos: muitos que acessam o site da Arquidiocese de Porto Alegre não conhecem sua organização e algumas de suas nomenclaturas. O objetivo de conter ícones logo abaixo do menu principal é tornar mais objetiva a navegação para conteúdos e serviços com grande procura pelos diversos públicos.

Facilidade no celular: nos últimos 30 dias, mais de 40% dos acessos ao site da Arquidiocese foram feitos por meio de um celular. E este número tende a crescer. O novo site está adequado a este perfil de visitante.

Notícias da Cáritas / Mensageiro da Caridade: com tradição de mais de 60 anos atendendo as populações vulneráveis do território da Arquidiocese, a Cáritas / Mensageiro da Caridade terá destaque na capa do site com suas últimas notícias.

Destaque para o Vatican News: como forma de dar visibilidade aos principais fatos que envolvem o Papa Francisco, o Vaticano e a Igreja no mundo, a capa do novo site da Arquidiocese trará um resumo automático do que é notícia no portal da Santa Sé.

Mais notícias na capa: há muitas boas histórias para se contar sobre esta porção da Igreja Católica. Por isso, a seção de notícias da capa do site ganhou espaço para mais 4 títulos; ao todo, o site trará sempre 7 notícias em sua capa.

Liturgia da Palavra: bastante acessada em sites como o da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e em aplicativos para celular, os textos completos da Liturgia Diária estão presentes agora também na capa do novo site da Arquidiocese.

Recebimento de doações: a pandemia colocou em dificuldade financeira muitas instituições e a Arquidiocese de Porto Alegre não é exceção. Para manter sua estrutura administrativa e pastoral, um canal simples e seguro está sendo disponibilizado ao lado do menu, no lado direito do alto do site, para quem desejar fazer a sua oferta.

O site foi desenvolvido pela agência Social Up, com a coordenação da equipe da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Arquidiocese de Porto Alegre.

Nova identidade visual

A principal mudança na identidade visual da Arquidiocese de Porto Alegre, com aplicação no novo site, é a opção por tonalidades de azul, presente no brasão original. O brasão também traz novidades. Com linhas mais simples e menos detalhes, ele preserva os elementos básicos que a heráldica (área de estudo que regra a criação de brasões) estabelece para uma Arquidiocese.

A inscrição “Arquidiocese de Porto Alegre” foi mantida, embora tenha-se acrescentado o uso do termo "ArquiPoa", que atribui o caráter de simplicidade ao nome. O ".com" foi adicionado em alusão ao contexto digital em que vivemos, para reforçar o principal endereço de acesso ao site -- www.arquipoa.com -- além de reforçar o seu uso nos e-mails institucionais (ascom@arquipoa.com, por exemplo).

Houve também a escolha por algumas famílias de fontes tipográficas (letras) a fim de padronizar a aplicação em todas as peças digitais e impressas, tais como cards para as redes sociais, divulgações de eventos, avisos, lembretes etc. A mudança será gradual, com a aplicação em um maior número de materiais ao longo do tempo. Para comissões, pastorais e paróquias que desejarem utilizar a nova logomarca, uma página especial disponibiliza o download dos elementos do novo padrão visual. Clique aqui para acessar.

Concebida em conjunto pela equipe da Ascom, a nova identidade visual e redesenho do brasão têm a autoria do designer Nelson Pereira.


Quer fazer algum comentário sobre o novo site ou identidade visual? Envie para ascom@arquipoa.com.



Autor:
Juliano Rigatti

Tags: