26/02/2025
As mudanças climáticas, as tragédias ambientais, as ameaças à vida, são temas que desafiam constantemente a humanidade e o compromisso social da fé. O compromisso com a sustentabilidade ambiental e a ecologia integral é uma missão de toda a humanidade para garantir a vida das atuais e das futuras gerações. A ecologia compreende ao menos três dimensões de uma mesma realidade: ciência, práticas consequentes e nova mentalidade, que implica numa relação de reciprocidade entre o ser humano e a natureza. Sem cuidado e compromisso pessoal e comunitário põe-se em risco o futuro da humanidade e do planeta.
Segundo carta convite do Arcebispo Dom Jaime Cardeal Splengler, Nas últimas enchentes, nossos olhos viram o sofrimento, mas também a compaixão e a solidariedade. “As mudanças climáticas estão afetando a todos. Por isso, está na hora também de ações conjuntas para cuidar da Casa Comum”.
Com objetivo de promover a consciência e a responsabilidade para o cuidado e a proteção socioambiental, a Arquidiocese de Porto Alegre realiza, no dia 5 de março – Quarta-feira de Cinzas, o lançamento da Campanha da Fraternidade/2025 num lugar simbólico do alagamento e da ajuda as pessoas atingidas nas últimas enchentes, com a seguinte programação:
13h30min – Abertura oficial do Arcebispo Dom Jaime Cardeal Spengler
13h45min – Painel “Fraternidade e Ecologia Integral” e Compromisso Inter-religioso
13h30min – Conclusão com ato simbólico de compromisso com a Casa Comum
Local: Paróquia Sagrado Coração de Jesus Rua Marechal Mallet, 112 – Bairro Harmonia Canoas/RS
A Arquidiocese de Porto Alegre e a Dimensão Sociotransformadora da Arquidiocese solicitam que pelo menos um integrante das Equipes da Caridade das paróquias estejam presente neste ato, a fim de dar andamento às ações da Campanha da Fraternidade ao longo do ano de 2025.