Lançamento: Instagram será o novo canal de comunicação da Arquidiocese

22/05/2021

Inspirada por Pentecostes, quando o Espírito Santo nos encoraja a ampliar a obra da evangelização, a Ascom (Assessoria de Comunicação) da Arquidiocese de Porto Alegre prepara uma novidade. Inicia neste domingo (23) a operação de mais um canal de comunicação com os fiéis e a sociedade: o Instagram. O perfil pode ser acessado pelo aplicativo como @arquipoa e na internet no endereço instagram.com/arquipoa. Para começar a seguir, clique aqui.

Com 1 bilhão de usuários no mundo e 99 milhões no Brasil, o Instagram é a 5º rede social mais usada no planeta, ficando atrás apenas do Facebook, Youtube, WhatsApp e WeChat (concorrente chinês do WhatsApp). O aplicativo, disponível para Android e iOS, foi criado em 2010 e se diferencia do Facebook por privilegiar fotos e vídeos em sua linha do tempo.

As bases da Comunicação na Igreja

O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (documento 99 da CNBB) nos lembra que “o Pai comunica o Filho a sua vontade e envia o Espírito Santo para habilitar toda pessoa a acolhê-la e colocá-la em prática. O Espírito é responsável pela revelação de Deus e, ao mesmo tempo, pelo seu conhecimento e aceitação. Longe d'ele, a comunicação torna-se uma confusão como em Babel (DC, 49)." Antes de ir em missão e comunicar, sublinha o Diretório, todo batizado precisa ser discípulo: "Na escuta da Palavra e na abertura de um coração em estado de oração, perpetua-se o prodígio de Pentecostes, que permite à Igreja fazer chegar o anúncio do Evangelho a todos (DC, 50)."

Como será o novo canal

Se o site e o Facebook da Arquidiocese servem para trazer conteúdos de formação e noticiar o que de mais importante acontece na Igreja local, no Estado, no Brasil e no mundo, o novo canal no Instagram quer comunicar Jesus Cristo em outro formato: apresentando a beleza de Deus. Para Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano, "somos convidados a anunciar esperança, por meio da verdadeira beleza! A beleza salva!"

Juliano Rigatti, jornalista e membro da Ascom, explica que a presença da Arquidiocese no Instagram não será para apenas aumentar a quantidade de informação na rede, mas de criar momentos de reflexão. "Para nós, a presença no Instagram da mais importante instituição católica da região precisa ser destoante do que vemos quase que infinitamente ao rolar a tela dos nossos celulares. Estamos cansados de tanta informação, de notícias e de oferta de produtos e serviços, que nos distraem da beleza da criação. Mesmo na internet, é preciso termos momentos de parada, de contemplação, de menos ruído", pondera Juliano. "Dom Jaime diz que a beleza nos desestabiliza e salva. Precisamos de mais beleza em nossos dias. E se passamos tanto tempo dos dias nas telas, é ali que a beleza precisa estar também."

Comunicação da beleza de Deus

"Comunicar o belo" será, portanto, a linha editorial do novo meio de comunicação da Arquidiocese. Serão fotos e imagens de elementos presentes no território da Arquidiocese que nos convidarão a um olhar sem pressa e com profundidade, propostas incomuns na rede. "Deus nos brinda, a todo instante, com a beleza da criação, a natureza, o céu, o ser humano, um pássaro, um cachorro. Notar isso no pôr-do-sol maravilhoso ou num beija-flor pairando no ar é oração", diz Nelson Pereira, designer da Ascom. "Meu pai compôs uma canção que dizia: 'Florestas, campos verdes tão floridos, na primavera, tudo é mais lindo, crianças no jardim estão a brincar e o meu amor sempre a cantar: primavera, estação da beleza, foi a grande inspiração que teve o criador da natureza.' Minha inspiração criar um peça gráfica é a beleza, o bom gosto, é harmonia e a inspiração é sempre o belo."

Em alusão à Festa de Pentecostes, a primeira postagem de amanhã (23) trará uma fotografia de uma pintura presente na Igreja Cristo Bom Pastor, em Porto Alegre, de autoria de Cristiano T. Fabriz (2015). A foto é de Nelson S. Pereira.

 



Autor:
Juliano Rigatti

Fonte:
Ascom

Tags: