Lectio Divina: Arquidiocese passa a disponibilizar semanalmente conteúdo da Leitura Orante

18/06/2021

A partir do próximo domingo, 20 de junho, a Lectio Divina (ou Leitura Orante da Palavra) poderá ser acessada diretamente no site da Arquidiocese de Porto Alegre, no endereço www.arquipoa.com/leituraorante. Trata-se de uma prática e método considerado patrimônio de nossa Igreja para leitura, meditação, oração e contemplação da Palavra de Deus. O conteúdo dominical, edição exclusiva das Edições CNBB, será disponibilizado sempre com duas semanas de antecedência.

"A Palavra de Deus é luz para os nossos passos, para a nossa vida. Podemos nos aprofundar no conhecimento da Palavra de Deus por meio da prática da Leitura Orante da Palavra", estimula Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano.

No site, os seguintes conteúdos serão encontrados:
- Vídeo de exortação de Dom Jaime Spengler
- Roteiros fixos todas as edições dominicais da Leitura Orante da Palavra
- Roteiros dominicais da Leitura Orante de Palavra (disponibilizados com duas semanas de antecedência)

O que é a Lectio Divina ou Leitura Orante

A Lectio Divina, que pode ser traduzida como “leitura divina” ou “leitura espiritual”, é mais conhecida atualmente em nossa Igreja como Leitura Orante da Palavra. Trata-se de uma prática e método de leitura, meditação, oração e contemplação cujos princípios foram expressos por volta do ano 220 e praticados por monges católicos, especialmente Pacômio, Agostinho, Basílio e Bento. A sistematização do método da Leitura Orante nós encontramos nos escritos de Guigo, o Cartuxo, por volta do século XII.

Como surgiu o método


No século XII, o monge Guigo II estava trabalhando no mosteiro com uma escada na mão. Enquanto isso, pedia a Deus que lhe sugerisse um instrumento que o ajudasse a subir até ele. Sobre isso, ele escreveu: “Ocupado em um trabalho manual, comecei a pensar na atividade espiritual do ser humano e se apresentaram improvisadamente à minha reflexão quatro degraus espirituais, ou seja: 1) a leitura; 2) a meditação; 3) a oração; e 4) a contemplação”. Esta é a escada que se eleva da terra ao céu. Alguns chamam esse método de
rezar de Lectio divina, isto é, leitura divina.

O método da Lectio Divina


O método mais antigo, e que inspirou outros mais recentes, é que, seja pessoalmente, em comunidade ou no círculo bíblico, nós comecemos a reflexão com a Palavra de Deus e que, depois da invocação do Espírito Santo, sigamos os seguintes "degraus da escada" que nos ajuda a subir até Deus: 

1- Lectio (Leitura)
2- Meditatio (Meditação)
3- Oratio (Oração)
4- Contemplatio (Contemplação)

Em poesia, Guigo, o Cartuxo, na obra Scala Claustralium (A escada dos monges), escreveu: 
“a leitura procura a doçura da vida bem-aventurada; a meditação a encontra; a oração a pede, e a contemplação a experimenta. A leitura, de certo modo, leva à boca o alimento sólido, a meditação o mastiga e tritura, a oração consegue o sabor, a contemplação é a própria doçura que regala e refaz. A leitura está na casca, a meditação na substância, a oração na petição do desejo, a contemplação no gozo da doçura obtida.”
 



Autor:
Juliano Rigatti

Fonte:
Ascom ArquiPoa

Tags: