Mais de 500 novos catequistas participaram de formação nos quatro vicariatos

27/03/2023

Mais de 500 novos catequistas participaram de formação nos quatro vicariatos

Os quatro vicariatos da Arquidiocese de Porto Alegre – Porto Alegre, Canoas, Gravataí e Guaíba –, promoveram no sábado (25) formação para os novos catequistas das etapas Batismo, Eucaristia, Crisma, Adultos e Formação Discipular.  Em torno de 500 catequistas estiveram presentes nos encontros, que buscaram aprofundar a catequese a serviço do projeto de Iniciação à Vida Cristã (IVC). 

 

O encontro teve sua culminância com a Celebração Eucarística e envio do mandato dos catequistas para o ano de 2023. No Vicariato de Guaíba, a missa foi celebrada na paróquia Nossa Senhora de Fátima, presidida pelo arcebispo Dom Jaime Spengler. No Vicariato de Gravataí, o encontro ocorreu na paróquia Nossa Senhora de Fátima. A Missa foi presidida pelo bispo auxiliar Dom Bertilo João Morsch, referencial para o vicariato. No Vicariato de Canoas, a Santa Missa foi presidida pelo Pe. César Leandro Padilha. Em Porto Alegre, a celebração ocorreu na Catedral Metropolitana Mãe de Deus, presidida pelo arcebispo Dom Jaime Spengler. 

 

Roteiro formativo

 

Entre os temas foram trabalhados os seguintes itens: Iniciação à Vida Cristã para formar discípulos missionários; Iniciação à Vida Cristã: Conteúdos e Metodologia; como preparar o ambiente; Ritos e Celebrações. “A vivência da fé requer pertencimento eclesial e uma das formas de viver essa pertença é a prática da caridade, por isso, fez-se, o estudo sobre o Dízimo na catequese, como instrumento de evangelização das famílias e sua inserção na vida da comunidade”, explicou a coordenadora do projeto de Iniciação à Vida Cristã (IVC) na Arquidiocese de Porto Alegre, irmã Maria Aparecida Barboza

 

Os novos catequistas também participaram de oficinas com o passo a passo do material didático de cada etapa. Dúvidas, perguntas e esclarecimentos também foram feitos pelos coordenadores. Os catequistas também receberam o Planejamento da Iniciação à Vida Cristã com orientações práticas para cada etapa da IVC. 

 

“Nos Vicariatos de Guaíba, Canoas e Gravataí, percebeu-se uma participação expressiva dos Presbíteros desde o Vigário Episcopal, o coordenador de pastoral, o presbítero referencial da IVC, bem como, outros presbíteros que vieram celebrar com os seus catequistas esse momento de graça e benção na vida e missão do Catequistas”, avaliou a irmã Maria Aparecida Barboza. 

 

No final da Celebração os catequistas receberam uma Carta dos Bispos em gratidão pela Vocação do Ser Catequista e pela dedicação e empenho na Arquidiocese por uma Catequese discipular e sinodal. “Gratidão a pastoral do Dízimo pela participação, a Livraria Paulinas pela parceria no Material Didático, aos Bispos e presbíteros pela participação e apoio e por fim, aos Catequistas e a coordenação pelo empenho e dedicação”, finalizou a coordenadora do IVC na Arquidiocese de Porto Alegre. 

 

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: