Mensageiros da Caridade receberá lançamento da Campanha da Fraternidade 2024

08/02/2024

Mensageiros da Caridade receberá lançamento da Campanha da Fraternidade 2024

Em 2024, a Campanha da Fraternidade celebra os 60 anos da realização dessa iniciativa em âmbito nacional promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O tema será: “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”. Na Arquidiocese de Porto Alegre, o lançamento será realizado no dia 14 de fevereiro, no auditório do Mensageiros da Caridade, na capital, a partir das 14h. Estarão presentes o arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, padres da Arquidiocese, religiosos, diáconos e leigos. Um painel será realizado com a presença do gerente executivo do Pão dos Pobres, João Rocha, e o Promotor de Justiça, Afonso Konzen.

 

"Em uma sociedade marcada pela cultura do ódio, pelas tensões, pelos conflitos ideológicos, pela opressão, submissão, exclusão, negacionismo, desrespeito e intolerância, a Igreja Católica convoca todas as pessoas para assumir atitudes concretas de acolhida, cuidado, proteção, promoção, solidariedade e desenvolvimento humano integral, realizando as transformações pessoas e sociais necessárias para garantir o respeito à dignidade humana, como expressão da Amizade Social", destaca o coordenador da Comissão de Justiça, Caridade e Paz da Arquidiocese de Porto Alegre, Elton Bozzetto.

 

O evento de lançamento da Campanha da Fraternidade terá transmissão ao vivo pela Rádio Aliança 106.3 FM. O dia 14 de fevereiro marca para os católicos a abertura do Tempo da Quaresma quando os fiéis recebem a bênção das Cinzas. O gesto concreto da Campanha da Fraternidade ocorre sempre no Domingo de Ramos com a Coleta da Solidariedade. Os recursos são investidos em projetos inscritos no Fundo Nacional de Solidariedade (FNS).

 

Subsídio

 

O tema da Campanha da Fraternidade em seu subsídio apresenta três verbos: Ver, Iluminar e Agir estão no centro da proposta. Ver as situações de inimizade que geram divisões. Deixar-se Iluminar pelo Evangelho que resgata o sentido das relações humanas. Agir conforme a proposta do Tempo da Quaresma em que todos se esforçam para buscar uma mudança de vida.

 

Dentro dos objetivos gerais, a Campanha da Fraternidade aponta pontos específicos para cada um dos verbos: Ver, Iluminar e Agir. A arte da Campanha da Fraternidade também orienta a reflexão acerca do tema, destacando os seguintes pontos:

 

Lema: “Vós sóis todos Irmãos e Irmãs”. Procura mostrar que a Palavra de Deus ilumina a todos no caminho da conversão.  Se, de fato, nos reconhecermos como irmãos e irmãos, conseguiremos viver a Fraternidade e a Amizade Social

 

Casa: faz referência ao lar, onde queremos acolher os amigos e os irmãos para a partilha da vida.

 

Mesa: a mesa remete ao Sacramento da Eucaristia. O próprio Deus quis que celebrássemos a amizade redentora com Ele ao redor de uma mesa com pão e vinho

 

Personagens: cada um com suas peculiaridades se apoiam alegremente, expressando a fraternidade e à amizade social

 

Janelas: abrem a cena para o mundo, para as mais diferentes realidades, entre as quais a própria criação

 

Alimento: os alimentos que estão sobre a mesa recordam as refeições de Jesus




 

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: