Mês mariano é celebrado nas comunidades da Arquidiocese

05/05/2023

Mês mariano é celebrado nas comunidades da Arquidiocese

O mês de maio é conhecido na  Igreja Católica como mês mariano. Durante todo o mês, os cristãos são convidados a olhar de maneira ainda mais carinhosa para a mãe de Jesus Cristo. Na Arquidiocese de Porto Alegre, as comunidades que tem a Virgem como padroeira preparam momentos especiais de fé e espiritualidade. 

 

Nossa Senhora de Fátima

 

Porto Alegre

 

Em Porto Alegre, tanto o Santuário do Rosário de Fátima, como a paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro IAPI, preparam suas programações festivas.  No IAPI está em andamento uma trezena em honra a Nossa Senhora. A celebração da Eucaristia ocorre sempre às 19h. Nos dias 3, 6, 10 e 13 haverá confraternização após a Missa. Em cada noite, a comunidade é convidada a fazer um gesto concreto de caridade. 

 

No Santuário do Rosário de Fátima, no bairro Rubem Berta, a novena em honra a padroeira tem início no dia 12 de maio. No dia 13 de maio serão cinco horários de missas: 9h, 10h30, 14h, 16h e 18h. A programação seguirá até o dia 20. Durante a semana são dois horários de celebração: 9h e 16h. Nos dias da novena haverá um sacerdote disponivel para o atendimento de confissões daqueles que desejarem o Sacramento da Reconciliação. No dia 21 de maio será realizada uma romaria na região do Santuário.

 

Gravataí

Em Gravataí, a paróquia Nossa Senhora de Fátima vai promover uma Setena entre os dias 14 e 20 de maio. A programação festiva será realizada no dia 21, com missa solene, almoço e festejos. No sábado, dia 20, será realizada uma Romária de Ciclistas até o Santuário Rosário de Fátima, no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre. A concentração será às 8h com chegada prevista às 9h30.

 

Viamão 

A paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada no município de Viamão, celebra sua padroeira com uma novena entre os dias 11 e 19 de maio, com missa sempre às 20h. A missa solene em honra a padroeira será no dia 21 de maio, com procissão saindo da comunidade Sagrado Coração de Jesus, às 9h, para chegada na matriz às 10h. Após a missa será servido almoço comunitário. 

 

Canoas

A devoção a Nossa Senhora de Fátima também é celebrada em Canoas. Entre os dias 12 e 21 de maio haverá novena. No dia 13 de maio – sábado – será realizada uma procissão luminosa pelas ruas do bairro Fátima. A celebração durante a semana acontece às 20h. Nos dias 20 e 21 de maio uma carreata com a imagem da santa percorrerá as ruas. Nos finais de semana, a Santa Missa acontece às 19h – exceto no dia 21, quando ocorre às 8h30.

 

Nossa Senhora Auxiliadora

 

Porto Alegre

 

A paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro de mesmo nome, na zona norte de Porto Alegre, celebrará a sua padroeira no dia 24 de maio com um tríduo entre os dias 21 e 23 de maio, sempre às 18h. No dia 24 de maio serão celebradas três missas: 12h, 17h e 19h. Às 16h será rezado o Santo Terço. 

 

Nossa Senhora do Caravaggio

 

Porto Alegre e Canoas celebram a devoação a Nossa Senhora do Caravaggio, que tem sua data no dia 26 de maio. Na capital, a paróquia localizada no bairro Parque São Sebastião, realiza um tríduo entre os dias 25 e 27 de maio, sempre às 19h, seguido de confraternização no salão paroquial. No dia 27 será realizada procissão luminosa pelas ruas do bairro. A missa solene será no dia 28 de maio – domingo de Pentecostes – às 9h30.

 

Exposição Telas de Nossa Senhora

 

No município de Canoas, a paróquia Nossa Senhora das Graças terá um exposição artística com telas de Nossa Senhora.  A abertura será na próxima quarta-feira (10), após a missa das 19h30. A cerimônia contará com a apresentação da Banda da Base Aérea de Canoas. A visitação ficará disponível em horário comercial durante a semana e nos finais de semana após a celebração da Santa Missa. No total, são 60 telas, de diferentes artistas, dedicadas à Nossa Senhora. As obras fazem parte do acervo pessoal da professora e escritora Iranelci Padilha, mãe Pe. César Leandro Padilha, pároco na comunidade.



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: