Mês Vocacional inicia com intensa programação

01/08/2023

Mês Vocacional inicia com intensa programação

O mês de agosto para  a Igreja Católica é um tempo especial de oração pela causa das vocações. A cada domingo, um chamado específico de vida é colocado em destaque. No primeiro domingo do mês, os padres. Dia 4 de agosto é celebrado São João Maria Vianney, padroeiro dos párocos. Pela terceira vez no Brasil é celebrado o Ano Vocacional, que procura motivar os batizados a buscar o seu  chamado com o tema Vocação: graça e missão -, e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”.  

 

No segundo domingo do mês, quando se celebra o Dia dos Pais recordamos a vocação à vida familiar.  No terceiro domingo é dado destaque para  a vocação à vida religiosa – Dia dos religiosos e religiosasa. No quarto domingo, a  vocação dos leigos e leigas, com o Dia do catequista.

 

Na Arquidiocese de Porto Alegre, uma série de eventos procura dar enfase a causa vocacional. No próximo dia 7, os presbíteros se reuniram no Seminário São José, em Gravataí, para uma confraternização em ocasião do Dia do Padre. Também em Gravataí, no dia 19, acontece a Romaria Vocacional. Leia mais sobre este evento aqui: https://www.arquipoa.com/noticias/agende-se-romaria-vocacional-acontece-no-dia-19-de-agosto

 

Vocação ao sacerdócio

 

Na Arquidiocese de Porto Alegre exercem o ministério sacerdotal os padres diocesanos, de congregações religiosas, do exterior e de outras dioceses. No total são mais de 300 ministros ordenados no exercício de suas funções sacerdotais. 

 

A promoção da vocação sacerdócio também é realizada através dos Encontros Kairós. Realizado no Seminário São José, em Gravataí, este momento procura oportunizar aos jovens a partir do 6º ano do ensino fundamental - com a autorização dos pais - até os 35 anos para discernir a sua decisão de seguir uma preparação para futuramente receber o sacramento da Ordem. 

 

A vida religiosa na Arquidiocese está presente com seis casais consagrados, 102 irmãos e 902 irmãs totalizando 1.016 pessoas, conforme estimativa da Coordenação de Pastoral. No total estão presentes no território 76 instituições. 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: