Missa Campal para celebrar o aniversário de Esteio

28/02/2023

Missa Campal para celebrar o aniversário de Esteio

O município de Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, está em festa neste dia 28 de fevereiro de 2023 pelo aniversário de 68 anos. A data marca a instalação do Município de Esteio, depois de processo de emancipação de São Leopoldo. Para marcar este momento será celebrada uma Missa campal às 18h30, na Rua 28 de Fevereiro, 200, no Bairro Parque Amador. Será a 22ª edição desta celebração que será presidida pelo Pe. Gilson Lucena Neto, pároco da paróquia Imaculado Coração de Maria. 

 

O município de Esteio está inserido no Vicariato de Canoas. Na cidade estão localizadas quatro paróquias: 

 

Paróquia Imaculado Coração de Maria – rua Coração de Maria, 120 – bairro Centro

Pároco: Pe. Gilson Lucena Neto

 

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – rua Agostinho Camilo de Borba, 456 – bairro Novo Esteio

Pároco: Pe. Paulo Meier

 

Paróquia Nossa Senhora das Graças – avenida Presidente Vargas, 910 – bairro Centro

Pároco: Pe. José Adelar Hastenteufel

 

Paróquia Santo Inácio de Loyola – avenida Ernesto Dornelles, 695 – bairro Parque Santo Inácio

Pároco: Pe. Fábio José Christ

 

História

 

O município de Esteio tem como padroeira a devoção ao Imaculado Coração de Maria. A paróquia do Imaculado Coração de Maria completa no ano de 2026 o seu aniversário de 70 anos de fundação. Entre os párocos que já passaram pela comunidade está o atual bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre Dom Darley José Kummer, bispo referencial para o Vicariato de Canoas. 

 

A história da paróquia Nossa Senhora Aparecida é mais recente.  A origem da comunidade localizada no bairro novo Esteio teve como primeiro espaço as salas de aula da escola Luiz Silvestre de Fraga. As obras de início de uma construção de uma capela datam do início dos anos 1980.  No dia 19 de agosto de 2001, Dom Dadeus Grings instituiu a Paróquia Nossa Senhora Aparecida com a bênção e posse do primeiro pároco, o padre Ivo João Ulinoski.

 

Texto em atualização

 

 

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: