Missa do Crisma em memória às vítimas da chacina de Blumenau

06/04/2023

Missa do Crisma em memória às vítimas da chacina de Blumenau

A quinta-feira Santa tem como tradição a celebração da solene Missa do Crisma, no qual os óleos que serão usados nas celebrações são abençoados pelo arcebispo. A Catedral Metropolitana Mãe de Deus recebeu o presbitério da Arquidiocese para este bonito momento da Igreja, que recordou às crianças vítimas de um brutal assassinato na quarta-feira, no município de Blumenau (SC). 

 

No início da celebração, o arcebispo Dom Jaime Spengler recordou a tragédia. “A nossa sociedade está doente. Não é a primeira vez que isso ocorre”. Em seguida, pediu um minuto de silêncio a todos, e oração pelas crianças de Blumenau assim como a sociedade.

 

A Missa do Crisma marca um momento de união entre o clero e o bispo. Os padres religiosos que no ano de 2023 passaram a trabalhar na Arquidiocese foram apresentados aos fiéis presentes na Catedral Metropolitana. Também os quatro diáconos que serão ordenados sacerdotes este ano - Danton Pereira, Darlan Schwaab, Lucas de Lacerda e Rodrigo Rubi. A celebração também marcou a apresentação do futuro bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Monsenhor Juarez Albino Destro. A ordenação episcopal será no dia 17 de junho, às 10h, na Catedral.

 

Ouça a homilia de Dom Jaime Spengler neste link: https://open.spotify.com/episode/2X1tkb30FcvB3uCNNHrjj0?si=65b1f8b2ba744a93

 

Tríduo Pascal

 

À noite de quinta-feira (6) marca o início do Tríduo Pascal, em que a Igreja Católica caminha junto com Jesus Cristo desde a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio na Quinta-Feira Santa, sobe o Monte Calvário na Sexta-feira da Paixão e no sábado, em vigília, pela sua Ressurreição. 

 

O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, celebrará o Tríduo Pascal na Catedral Metropolitana Mãe de Deus. Dom Adilson Pedro Busin, celebrará o Tríduo Pascal nas seguintes paróquias: quinta-feira, no município de Arroio dos Ratos; na Sexta-feira Santa em Eldorado do Sul; Vigília Pascal, na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Chácara das Pedras, em Porto Alegre. Dom Darley José Kummer celebrará o Tríduo Pascal na paróquia São Geraldo, na capital. Dom Bertilo João Morsch celebrará o Tríduo Pascal na paróquia São José Operário, em Alvorada.

 

Procissão do Encontro

 

Na Sexta-feira Santa (7) será realizada a Procissão do Encontro, na área central de Porto Alegre. As mulheres, com a imagem de Nossa Senhora das Dores, caminham a partir da Basílica das Dores em direção a Catedral. Os homens, com o senhor morto, caminham a partir da paróquia Nossa Senhora da Conceição. A saída de ambas acontece às 18h. Na Catedral, ocorre o encontro das duas procissões, seguido de momento de pregação com o arcebispo Dom Jaime Spengler e oportunidade para os fiéis buscarem o sacramento da Reconciliação. 

 

O convite para todos fiéis é viver com intensidade a Semana Santa. Cada paróquia pode celebrar o Tríduo em diferentes horários – exceto sexta-feira onde todos se reúnem na Igreja às 15h. Algumas paróquias também realizam nas suas áreas geográficas procissões do Senhor Morto além de outros momentos de fé, como mutirão para atendimento de confissões. 



 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: