Missas deste final de semana destinarão suas coletas para a Missão Igreja Irmã Xingu-Altamira

16/09/2021

Neste final de semana, 18 e 19 de setembro, os fiéis de todas as paróquias têm a oportunidade de realizar sua oferta para a Igreja Irmã da Arquidiocese de Porto Alegre, a Diocese Xingu-Altamira, localizada no Pará. A Diocese de Xingu-Altamira é formada por 12 paróquias e 5 Áreas Pastorais. Situadas em 10 municípios: 6 Paróquias ao longo da Rodovia Transamazônica, sendo Altamira (3 Paróquias e 4 Áreas Pastorais), Anapu (1 Paróquia), Brasil Novo (1 Paróquia), Medicilândia (1 Paróquia), Uruará (1 Paróquia), Placas (1 Paróquia). E quatro (4) municípios localizados às margens dos rios Tucuruí, Xingu e Amazonas: Vitória do Xingu, (1 paróquia e uma Área Pastoral), Senador José Porfírio, (1 Paróquia) Porto de Moz, (1 Paróquia) e Gurupá, (1 Paróquia).

O Projeto Igrejas Irmãs foi criado pela CNBB em 1972, como resposta ao apelo dos bispos da Amazônia, reunidos em Manaus naquele ano. A Arquidiocese de Porto Alegre aderiu ao projeto e, em 1973, abraçou a então Prelazia do Xingu, enviando três padres: padre Léo Schneider, que permaneceu por 12 anos, padre Oscar Führ, que faleceu de câncer no Xingu, em 2004, e foi sepultado "junto a seu povo no Brasil Novo", na Transamazônica, e o padre Alírio Bervian, que chegou em Altamira em 1973 e permanece lá até hoje. Desde 2017, a missão também conta com o padre João Carlos Andrade da Silveira, da Paróquia Santa Luzia - Anapu.

Ao longo destes quase 50 anos, o projeto nunca foi interrompido e vários padres, seminaristas e congregações religiosas doaram preciosos anos a serviço desta Missão, sempre apoiados pelas orações e coletas da Arquidiocese de Porto Alegre.

Missão

Na região com grande população ribeirinha e indígena, os missionários que partem da Arquidiocese de Porto Alegre inserem-se na vida pastoral da Diocese Xingu-Altamira, e juntam-se aos padres das paróquias e aos religiosos(as) de escolas e projetos sociais. Suas funções são de extrema relevância naquela região, sempre em sintonia com os missionários estrangeiros e os povos originários.

“Nem todos podem colocar os pés naquele campo de missão, mas todos podemos colocar lá o nosso coração! Como? Rezando sempre por nossos missionários e contribuindo alegre e generosamente com a Coleta Xingu-Altamira nas missas deste próximo final de semana. Deus abençoe nossa generosidade missionária!”, convida o padre Loivo Aloísio Kochhann, coordenador do COMIDI (Conselho Missionário Arquidiocesano) e Missionário no Xingu de 2006 a 2014.

Assista  a mensagem do arcesbipo Dom Jaime, que convida para a coleta:


 



Autor:
Patricia Damaceno (Ascom)

Fonte:
Ascom

Tags: