Mosteiro Nossa Senhora do Carmo celebra 184 anos de fundação

08/05/2023

Mosteiro Nossa Senhora do Carmo celebra 184 anos de fundação

O Mosteiro Nossa Senhora do Carmo, localizado no bairro Cidade Baixa, região central de Porto Alegre, completa no ano de 2023 os seus 184 anos de fundação. No local, há uma belíssima capela, aberta ao público que desejar participar das celebrações diárias das Santas Missas, que ocorrem de segunda a sábado, às 7h, e aos domingos, 8h.

 

Hoje, residem no mosteiro 22 religiosas, cuja Priora é a Madre Susana da Santíssima Trindade. As Monjas Descalças do Carmelo de Porto Alegre são vinculadas à Ordem da Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, a qual tem como pais Fundadores Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz, e elas fazem parte de uma família religiosa, enriquecida com um carisma próprio, para desempenhar uma missão específica na Igreja Católica.

 

As Irmãs Carmelitas Descalças, portanto, pertencem a uma família consagrada, especialmente, ao amor e culto à Virgem Santíssima e tendem à perfeição evangélica em comunhão com a Santa Mãe de Deus, cuja espiritualidade vocacional é dedicada à contemplação e à comunhão fraterna, à abnegação evangélica e ao espírito apostólico.

 

Comunhão fraterna com os leigos:

 

Devido às necessidades externas do Mosteiro e ao profundo vínculo de fraternidade com leigos que há muito tempo participam das Missas no Carmelo, surgiu a inspiração de formar o Grupo Amigos do Carmelo nos Passos do Menino Jesus, onde auxiliam na Liturgia e no Bazar Carmelitano, durante a Novena do Carmo.

 

Um dos frutos desta amizade e do desejo apostólico de estender o Carisma Carmelitano de rezar pelos Sacerdotes, Madre Susana da Santíssima Trindade, Priora do Mosteiro fundou o Movimento de Oração e Adoração Eucarística pelos Sacerdotes, que reza pela santificação de todos os padres da Igreja. Elaborando um Livro de Orações pelos Sacerdotes, para ser utilizado pelas pessoas que desejam fazer parte desta obra.

 

Mosteiro Nossa Senhora do Carmo

- Endereço: Avenida Loureiro da Silva, 1735 - Bairro: Cidade Baixa - CEP: 90050-240 – Porto Alegre – Rio Grande do Sul.

- Site: https://carmelopoa.com.br/

- Facebook: https://www.facebook.com/irmascarmelitaspoa

- Contato: Telefone: (51) 3224-0412

Missas:

- Segunda a sábado: 7h

- Domingos: 8h

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: