Oblatos elegem novo provincial: Pe. Valdir Formentini

16/02/2023

Oblatos elegem novo provincial: Pe. Valdir Formentini

Os Oblatos de São Francisco de Sales, da Província Sul-americana e Caribenha, reunidos em Capítulo Provincial na Vila São Bernardino (Viamão – RS), elegeram o novo Superior Provincial, ratificado na final da manhã desta quinta-feira, 16 de fevereiro, pelo Superior Geral. É o Pe. Valdir Antônio Formentini, de 61 anos, natural do Braga (RS) e Oblato há 38 anos. 

 

A Província Sul-americana e Caribenha é composta por com 60 Oblatos, sendo 41 Presbíteros, três Irmãos, cinco Escolásticos e nove Aspirantes/postulantes. Abrange o Brasil, Uruguai, Equador e Haiti, onde desempenha diversos apostolados e ministérios. “Felizes pelo ‘sim’ do Pe. Valdir, os Oblatos o felicitam, se unem a ele para o exercício de sua missão e rogam a Deus, aos nossos fundadores e padroeiros, as mais copiosas bênçãos”

 

Oblatos na Arquidiocese de Porto Alegre

 

No ano de 1960, chega da Holanda o Pe. Guilherme Spann, OSFS,  para dar atendimento religioso e social e social aos moradores do novo bairro – loteamento Santa Isabel em Viamão –, inaugurado cinco anos antes, e preparar a criação da nova paróquia e sondar a possibilidade de abrir aqui uma Casa de Formação dos OSFS.

 

 Essa população sentia a necessidade de ter um lugar que pudesse se reunir, nos fins de semana, para rezar e celebrar a Eucaristia. Em meio a esta situação, tiveram a idéia de construir uma capelinha de madeira, num terreno doado para esse fim. As primeiras famílias que chegaram ao local eram de origem italiana, alemã, francesa e lusa.

 

Os moradores se reuniam para suas rezas com assistência do padre da Paróquia N. Sra. De Fátima, de Viamopólis e dos padres do Seminário Maior de Viamão. Com autorização do Arcebispo Dom Vicente Scherer (1903-1996), a capelinha da Medianeira, em 1962, foi doada para iniciar a nova Comunidade de Sto Agostinho, na Vila Augusta.

 

O novo templo da Comunidade Católica de Santa Isabel iniciou com a compra dos terrenos pela comunidade, os quais, foram adquiridos com muito sacrifício. Escolheram como nome Santa Isabel da Hungria para nova Capela(galpão) construído provisoriamente, em 1961. Para inaugurar a Capela Santa Isabel fizeram, no dia de Corpus Chisti, uma procissão com o Santíssimo Sacramento, em caminhão aberto, da Vila Medianeira, local da 1º capelinha até a nova capela Santa Isabel. 

 

O Cardeal Dom Vicente Scherer, em 23 de fevereiro de 1960, criou a nova Paróquia Santa Isabel, desmembrada da Paróquia N. Sra. de Fátima de Viamópolis. A nova Paróquia, desde o inicio, foi confiada aos cuidados da Congregação dos Oblatos de São Francisco de Sales, do qual o Pe. Guilherme Spann, OSFS, foi o seu primeiro Pároco e logo depois auxiliado por Pe. Martinho Stokman, OSFS, também vindo da Holanda.

Em 1962, iniciou a construção do templo que temos hoje com o nome de Santa Isabel. A igreja Católica celebra no dia 17 de novembro, a festa litúrgica de Santa Isabel da Hungria, padroeira da comunidade.

 

Testemunho do Pe. Valdir Formentini

 

Nasci na tarde quente do dia 25 de novembro de 1961, dia de Santa Catarina de Alexandria, no mundo rural de Braga, RS. Minha mãe Clemen Longhi e meu pai Rizzieri Formentini, apresentaram a família naquele dia, o seu 10° filho. A educação recebida da família, sobretudo no campo ético/religioso, me  levaram a entrar no Seminário Mãe Admirável de Braga no ano de 1973.  Apesar do pouco tempo em que lá permaneci (2 anos), ficou marcado em minha vida o desejo de servir, de ser feliz. A vida e o trabalho na agricultura continuaram, os estudos também. 

 

O chamado para a vida Religiosa/sacerdotal voltou com força no final do ano de 1981. Na sequência vieram o Noviciado (1984), Primeiros Votos (1985), Votos Perpétuos (1989), Diaconato (1991) e, finalmente, a Ordenação Sacerdotal no dia 23 de novembro de 1991. Olhando os passos dados até aqui, percebo que já são 38 de Vida Religiosa Consagrada e 31 de Vida Sacerdotal. Agora, na maturidade da vida, eis que um enorme desafio bate na porta de minha vida: servir como Provincial dos Oblatos de São Francisco de Sales. O que dizer? Aqui estou para mais uma feliz OBLAÇÃO!

 

CRONOLOGIA

Nascimento: 25 de novembro de 1961
Entrada no seminário: 1973
Noviciado: 1984
Primeiros Votos: 29 de janeiro 1985. 
Ordenação sacerdotal: 23 de novembro de 1991. 
1989: Palmeira das Missões como Religioso Oblato e Diácono. 
1991 a 1996: Jaboticaba
2000: Mônaco, Roma e França
2001 a 2003: Viamão (Pároco Santa Isabel) 
2003 a 2007: Mônaco (Pároco)
2012 a 2013: Roma (Administrador da Casa Geral) 
2014 a 2022: Viamão (Serviço da Caridade e solidariedade da ASSI, Santa Isabel) 
15 de fevereiro de 2023: Eleito Superior Provincial



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: