Padre Danton Gabriel Pereira é ordenado presbítero na paróquia Santa Rita de Cássia

29/05/2023

Padre Danton Gabriel Pereira é ordenado presbítero na paróquia Santa Rita de Cássia

A Arquidiocese de Porto Alegre deu início na sexta-feira – 26 de maio – ao calendário de celebrações das ordenações sacerdotais no ano de 2023. A paróquia Santa Rita de Cássia, no município de Nova Santa Rita, na Grande Porto Alegre, acolheu os fiéis que lotaram a igreja para a ordenação presbiteral do padre Danton Gabriel Pereira, 27 anos. A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. 

 

A celebração teve início pontualmente às 20h. A solenidade mobilizou o município de Nova Santa Rita e a comunidade. O prefeito municipal, Rodrigo Batistellla, e o presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo de Oliveira Aveiro, estiveram presentes. A família do néo sacerdote também esteve presente, seus pais, irmãos e sobrinhos. As comunidades onde padre Danton fez pastoral enquanto seminarista também se mobilizaram para lotar a igreja e a área externa, onde foi instalado um telão para que todos pudessem acompanhar a celebração.

 

A vida religiosa também se fez presente na ordenação. Seminaristas da Arquidiocese e de outras dioceses, padres das dioceses de Novo Hamburgo, Montenegro, Osório se fizeram representar, irmãs de congregações religiosas e representantes da igreja Luterana e da igreja Anglicana também participaram da celebração. 

 

Homília de Dom Jaime Spengler

 

O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, destacou em sua reflexão a importância para os presbíteros de manter uma relação de intimidade e amizade com o Cristo. “É neste âmbito que Ele nos fala e podemos, assim, dialogar com o Senhor. Este relacionamento se constrói de uma base de fidelidade diária, de disciplina, tanto pessoal como comunitária. Se desejamos solidificar esta intimidade necessitamos, todos nós, mas especialmente nós ministros ordenados, por uma questão de sobrevivência, ter um tempo em nossa rotina diária e reservá-la diariamente para a oração e leitura espiritual. Sem intimidade com a Palavra, sem leitura espiritual, nos tornamos funcionários, não discípulos”, frisou Dom Jaime Spengler. A sua meditação pode ser escutada na íntegra no link: https://open.spotify.com/episode/2EOwpSIUFUUvVrco6tPWfP?si=f338b7613f9a46b4

 

Em sua manifestação após a ordenação, padre Danton Gabriel Pereira agradeceu a presença dos fiéis das comunidades por onde passou no seu período de pastoral quando seminaristas e diácono na paróquia Santa Rosa de Lima e Divina Misericórdia, na capital. O sacerdote frisou a participação de sua comunidade de origem, a paróquia Santa Rita de Cássia, que o apoiou espiritualmente tanto na ordenação diaconal como sacerdotal.  “Agradeço pelas orações. Finalmente esta paróquia deu um sacerdote para a igreja. Eu sou o primeiro e vamos trabalhar para que não seja o último”, afirmou o padre com o seu conhecido bom humor. 

 

Padre Danton celebrou sua primeira missa na paróquia Santa Rita de Cássia no Domingo de Pentecostes. Uma bonita tradição na Arquidiocese é o de convidar outro sacerdote para fazer a pregação. O escolhido pelo mais novo presbítero da igreja foi o padre Adilson Corrêa da Fonseca, vigário episcopal do Vicariato de Guaíba. No programa ComunicAção, da Rádio Aliança, da última quinta-feira (26), padre Adilson falou sobre como recebeu este convite e também sobre a sua caminhada no sacerdócio. 

 

Próximas ordenações

 

Nesta sexta-feira (2) é a vez da comunidade da paróquia São Vicente Mártir, na zona sul de Porto Alegre, receber os fiéis da Arquidiocese para participar da ordenação sacerdotal do diácono Darlan Heleno Schwaab, a partir das 20h. 

 

No dia 9 de junho, o diácono Lucas de Lacerda será ordenado presbítero na paróquia Santa Luzia, em Cachoeirinha, e no dia 16 de junho, o diácono Rodrigo Rubi será ordenado no Santuário São Cristóvão, em Canoas. 

 

Para concluir o tempo de ordenações, no dia 17 de junho - sábado -, a Catedral Mãe de Deus acolhe os fiéis para a ordenação Episcopal de Monsenhor Juarez Albino Destro, nomeado bispo auxiliar para a Arquidiocese de Porto Alegre.  A celebração tem início às 10h. 

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: