Padre Darlan Schwaab é ordenado na paróquia São Vicente Mártir

05/06/2023

Padre Darlan Schwaab é ordenado na paróquia São Vicente Mártir

A Arquidiocese de Porto Alegre deu continuidade na sexta-feira – 2 de junho – ao calendário de celebrações das ordenações sacerdotais no ano de 2023. A paróquia São Vicente Mártir, na zona sul de Porto Alegre, acolheu os fiéis que lotaram a igreja para a ordenação presbiteral do padre Darlan Heleno Schwaab, 34 anos. A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, concelebrada pelo bispo auxiliar Dom Bertilo João Morsch e o bispo emérito da diocese de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel.

 

A celebração teve início pontualmente às 20h. A família do néo sacerdote esteve presente, seus pais e irmãos. As comunidades onde padre Darlan realizou pastoral enquanto seminarista também se mobilizaram para lotar a igreja. A vida religiosa também se fez presente na ordenação, com a presença de consagrados de diferentes congregações e ordens religiosas. Seminaristas da Arquidiocese e de outras dioceses, padres de outras dioceses, entre as quais a diocese de Xingu-Altamira (PA), onde o sacerdote realizou seu período de pastoral, também participaram da celebração.

 

Homília de Dom Jaime Spengler

 

O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, destacou em sua reflexão o papel do bom pastor, desde o antigo testamento, como no livro de Ezequiel até Jesus, o bom pastor. “O ministério público de Jesus demonstra compaixão, expressa cuidado, atende, cura, sugere, orienta, usa de misericórdia, acompanha. A sua bondade vem da intimidade que tem com as suas ovelhas.” Dom Jaime, ao dirigir-se ao presbítero lembrou que “exercitar o pastoreio no tempo presente é um desafio apaixonante, belíssimo”. 

 

Ouça a homília de Dom Jaime Spengler: https://open.spotify.com/episode/0N2exfdbwTN8vRKZ4vJwD2?si=a67aa2a7ad6047ee

 

Em sua manifestação após a ordenação, padre Darlan Schwaab recordou diferentes momentos de sua caminhada de fé até a sua ordenação. “Mesmo nos momentos de maior dúvida nunca deixei de crer na comunhão dos santos. Por isso agradeço em primeiro lugar aos céus. Lembro de dois santos que ao lado da Virgem Maria me carregaram no colo em diferentes ocasiões, São João Paulo II e São Pio de Pietrelcina”, disse.

 

O presbítero agradeceu aos fiéis das comunidades por onde passou no seu período de pastoral nas etapas da Filosofia e Teologia, bem como suas primeiras lembranças na paróquia São Vicente Mártir. “Aqui fui coroinha. Participei do retiro do CLJ em que percebi que Jesus era o meu melhor amigo.  Aprendi a ser comunidade. E desde o ano passado, Deus me presenteou com um pai e irmão mais velho que parecia uma criança de tão faceiro que ficava ao falar sobre esta ordenação. Padre Sandro [pároco da São Vicente Mártir] muito obrigado. O teu testemunho irá converter muitos.”

 

Ouça  a mensagem completa de padre Darlan Schwaab: https://open.spotify.com/episode/69VA4yHHwMiK3Wca5y4GAO?si=444de15e3527439d

 

 

Padre Darlan celebrou sua primeira missa na paróquia São Vicente Mártir no Domingo da Santíssima Trindade. Uma bonita tradição na Arquidiocese é o de convidar outro sacerdote para fazer a pregação. O escolhido pelo mais novo presbítero da igreja foi o padre Lucas Matheus Mendes, pároco da Basílica Nossa Senhora das Dores. No programa ComunicAção, da Rádio Aliança, da última quinta-feira (1º), padre Lucas falou sobre como recebeu este convite e também sobre a sua caminhada no sacerdócio. 

 

Próximas ordenações

 

Nesta sexta-feira (9) é a vez da comunidade da paróquia Santa Luzia, em Cachoeirinha, acolher os fiéis para a ordenação do diácono Lucas de Lacerda, a partir das 20h, e no dia 16 de junho, o diácono Rodrigo Rubi será ordenado no Santuário São Cristóvão, em Canoas, também às 20h.

 

Para concluir o tempo de ordenações, no dia 17 de junho - sábado -, a Catedral Mãe de Deus acolhe os fiéis para a ordenação Episcopal de Monsenhor Juarez Albino Destro, nomeado bispo auxiliar para a Arquidiocese de Porto Alegre.  A celebração tem início às 10h. 

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: