26/08/2025
De 24 a 30 de agosto, encontro reúne presbíteros no CECREI para aprofundamento espiritual, humano e pastoral
Padres da Arquidiocese de Porto Alegre estão reunidos no CECREI (Centro de Espiritualidade Cristo Rei), em São Leopoldo, para o Curso de Formação Permanente para Presbíteros, que iniciou no dia 24 e segue até o dia 30 de agosto. O encontro faz parte das ações do Regional Sul 3 da CNBB e tem como objetivo proporcionar momentos de atualização, reflexão e convivência entre os presbítero das dioceses do Rio Grande do Sul.
Participam da formação os padres Fábio Lúcio Martins dos Santos e Gilson Lucena Neto, do Vicariato de Guaíba; Luís Inácio Flach, Rogério Luís Flôres e Jeferson Antunes Lunkes, do Vicariato de Porto Alegre; e Manoel Scheimann da Silva, do Vicariato de Gravataí.
A programação contempla temas atuais e relevantes para a missão presbiteral. No primeiro dia de encontro, foi realizada, também a reunião da Comissão Regional de Presbíteros (CRP).
Na segunda-feira (25), o Arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin, presidiu a missa de abertura. A reflexão do dia ficou a cargo da Irmã Maria Luiza Morch, que abordou a dimensão psicológica do presbítero.
Na terça-feira (26), o bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Juarez Albino Destro, celebrou a missa matinal. O destaque do dia foi a palestra do Prof. Draiton Gonzaga de Souza (PUCRS), que falou sobre a sociedade do cansaço e a vida acelerada, seguida pela reflexão litúrgica do Pe. Gustavo Hass, baseada na carta apostólica Desiderio Desideravi do Papa Francisco.
Na quarta-feira (27), a programação será com o Bispo de Bagé, Dom Cleonir Paulo Dalbosco, refletirá sobre gestão eclesial, e o Prof. Leonardo Agostini (PUCRS) que apresentará uma reflexão sobre os desafios e possibilidades da inteligência artificial no contexto atual.
A quinta-feira (28) será dedicada ao retiro espiritual, conduzido por Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva, Bispo de Montenegro, encerrando com missa e vésperas no fim da tarde.
Já na sexta-feira (29), o Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, presidirá a celebração eucarística. Durante o dia, os participantes vão refletir sobre a saúde do presbítero, com o cardiologista Dr. Fernando Lucchese, e sobre saúde mental e emocional com o psiquiatra e pesquisador Dr. Pedro Antônio Schmidt do Prado Lima, do Instituto do Cérebro.
O curso será encerrado no sábado (30), com avaliação das atividades e uma celebração presidida por Dom Adimir Antônio Mazali, Bispo de Erexim. Na ocasião, também serão feitos os encaminhamentos para o próximo Encontro Regional de Presbíteros (ERP), previsto para os dias 10 a 12 de novembro, novamente no CECREI.
Além das conferências e momentos formativos, a programação reserva espaço para convivência fraterna, celebrações litúrgicas e partilhas entre os presbíteros, fortalecendo a comunhão e o zelo pastoral de cada um.
A Comissão Regional de Presbíteros (CRP) está sob a coordenação do Pe. Dirceu Balestrin, tendo como secretário o Pe. Magnus C. da Silva e como tesoureiro o Pe. Mário Auzani. O Bispo Referencial da comissão é Dom Adimir Antônio Mazali.
Foto: Comissão Regional de Presbíteros – Sul 3