Padres referenciais de juventude da Arquidiocese participam de formação sobre pesquisa nacional da CNBB

24/06/2026

Padres referenciais de juventude da Arquidiocese participam de formação sobre pesquisa nacional da CNBB

Na manhã do dia 23 de junho, no Centro Administrativo da Arquidiocese, reuniu-se o grupo de padres referenciais de juventudes dos vicariatos e dos movimentos juvenis da Arquidiocese de Porto Alegre para um encontro de formação e alinhamento pastoral. O momento teve como foco a leitura e interpretação dos dados da Pesquisa Nacional sobre Evangelização da Juventude 2025, promovida pela CNBB.

 

A formação foi conduzida pela pesquisadora Dra. Patrícia Teixeira, do Observatório das Juventudes da PUCRS, que também integra a comissão responsável pela redação do novo documento nacional de evangelização da juventude, previsto para publicação no próximo ano. Durante o encontro, ela apresentou uma leitura aprofundada dos dados da pesquisa, que traça um panorama atual das juventudes católicas em todo o Brasil.

 

Entre os destaques apresentados, está a relação entre os desafios vividos pelos jovens na atualidade e os contextos formativos da própria Igreja, incluindo a formação nos seminários. Segundo a análise, os seminaristas de hoje são fruto de uma realidade histórico-social em constante transformação, o que exige atenção pastoral contínua e atualização dos processos formativos.

 

Após a exposição inicial, os padres referenciais contribuíram com reflexões e compartilharam a realidade dos trabalhos desenvolvidos em seus respectivos vicariatos e movimentos. Entre os temas discutidos, ganhou ênfase o uso dos vídeos formativos voltados a assessores adultos, disponíveis no site da Arquidiocese de Porto Alegre (www.arquipoa.com/juventude), além do alinhamento das diretrizes locais às novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil 2026–2032.

 

Conforme a Dra. Patrícia explanou no encontro, a pesquisa nacional evidencia que as juventudes brasileiras vivem um cenário marcado por desafios emocionais, familiares e sociais, com forte impacto da saúde mental, da dependência digital e da busca por pertencimento. Ao mesmo tempo, os jovens demonstram abertura à fé e interesse por uma experiência religiosa mais profunda e significativa.

 

Entre os dados apresentados, destacam-se o alto índice de jovens que relatam sofrimento emocional, a pluralidade de arranjos familiares, a solidão como realidade recorrente e as diferenças de experiências entre homens e mulheres. Também aparecem como desafios a dificuldade de participação nas atividades eclesiais e a tensão entre expectativas de perfeição religiosa e a vida cotidiana dos jovens.

 

Por outro lado, a pesquisa aponta que os jovens buscam na Igreja espaços de acolhida, amizade, formação sólida na fé, espiritualidade autêntica e acompanhamento integral. A necessidade de comunidades mais próximas, com escuta e convivência, aparece como uma das principais demandas.

 

Ao final do encontro, Dra. Patrícia reforçou a compreensão de que a pastoral juvenil é chamada a ser cada vez mais uma presença de acompanhamento, escuta e proximidade, promovendo espaços de amizade, formação integral e discernimento vocacional. A leitura dos dados aponta para uma Igreja que se propõe a caminhar junto das juventudes, reconhecendo seus desafios e valorizando suas buscas por sentido e experiência de fé.



Autor:
Greice Pozzatto

Tags: