Papa Francisco nomeia o Monsenhor Juarez Albino Destro como bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre

08/03/2023

Papa Francisco nomeia o Monsenhor Juarez Albino Destro como bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre

A Arquidiocese de Porto Alegre com alegria e gratidão recebe a nomeação do Monsenhor Juarez Albino Destro, 56 anos, como novo bispo auxiliar. O anúncio foi feito pela Sala de Imprensa da Santa Sé nesta quarta-feira - 8 de março de 2023.

 

Mons. Juarez atualmente está em Brasilia; é assessor da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CNBB), além de atuar na formação de sua Congregação.

 

Biografia

 

Juarez Albino Destro nasceu em Criciúma (SC), no dia 09 de abril de 1967. É filho de Antônia Juelena Cesconetto Destro e Miguel Destro (in memoriam) e tem um irmão. Seus estudos básicos ocorreram em sua cidade natal, na Escola Básica Coelho Netto e na Sociedade de Assistência aos Trabalhadores de Carvão (SATC) Ingressou no Seminário Rogacionista João Paulo II, em Curitiba (PR), e cursou Filosofia no Instituto Vicentino, entre os anos 1986 a 1988, tendo obtido a Licenciatura pela Universidade São Francisco, de São Paulo (SP), em 1990. Fez o Noviciado Canônico em Bauru (SP), emitindo os Primeiros Votos na Congregação Rogacionista no dia 27 de janeiro de 1990, em Criciúma. Nesse mesmo ano iniciou o curso de Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP), em São Paulo (SP), tendo concluído em 1995. Sua ordenação presbiteral for realizada em sua cidade natal, no dia 24 de agosto de 1996, com o lema: "Eles imediatamente deixaram as redes e seguiram a Jesus" (Mc 1,18).

 

Com especialidade em Comunicação Social - tendo frequentado curso na Universidade Popular Autônoma de Puebla (UPAEP), no México, e na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)- trabalhou no Centro Rogate do Brasil, em São Paulo, de 1996 a 2010, assessorando também o Instituto de Pastoral Vocacional (IPV) e auxiliando o Governo da Província Rogacionista como secretário e conselheiro do setor Rogate. Foi Provincial dos Rogacionistas por dois mandatos, de 2010 a 2018. Nesse período, continuou inserido na missão do IPV, desempenhando funções na diretoria e na presidência.

 

Em 2019 foi designado para trabalhar em Brasília (DF), onde exerceu a missão de formador da etapa do Noviciado por quatro anos. O quadriênio 2019-2022 representou, também, a assessoria na Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CMOVC-CNBB) e o acompanhamento espiritual das Equipes de Nossa Senhora (ENS).

 

Em setembro de 2022, durante a Assembleia Capitular da Província Rogacionista São Lucas (que engloba as Casas Rogacionistas de Angola, Argentina, Brasil e Paraguai), foi eleito Vigário e Conselheiro Provincial para o setor Formação na primeira reunião do novo governo, nesse mesmo mês, foi nomeado Secretário Provincial. Em dezembro de 2022 foi nomeado Formador da Etapa da Configuração na Província Rogacionista São Lucas. No IPV faz parte da Diretoria Executiva como Conselheiro do Departamento de Pesquisa.

 

Recebeu a nomeação para ser bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre com alegria e ciente da grande responsabilidade inerente à missão. Afirma estar "aberto aos novos aprendizados para melhor servir, com o amor e a sensibilidade do Bom Pastor e de Nossa Senhora, e a convicção e postura de vida de Santo Aníbal Maria Di Francia (Fundador das Filhas do Divino Zelo e dos Rogacionistas), que dedicou toda sua vida pelas vocações.” 

 

A Arquidiocese de Porto Alegre agradece ao Papa Francisco pela nomeação e ao Monsenhor Juarez pela disponibilidade em aceitar o convite. Desejamos que seu trabalho em nosso meio seja frutuoso e que Deus abençoe seu ministério episcopal. Seja bem-vindo!



Autor:
Nelson S. Pereira

Tags: