Papa Francisco recebeu nesta quinta-feira os bispos do Rio Grande do Sul

05/05/2022

Papa Francisco recebeu nesta quinta-feira os bispos do Rio Grande do Sul

O Papa Francisco recebeu os bispos do Rio Grande do Sul na manhã desta quinta-feira (ainda madrugada no Brasil) no Vaticano. A audiência faz parte da programação da visita Ad Limina, que teve início na segunda-feira e prossegue até esta sexta-feira (06). Participaram o arcebispo Dom Jaime Spengler e os bispos auxiliares Dom Adilson Pedro Busin e Dom Darley José Kummer. A delegação do Regional Sul 3 da CNBB é composta por 22 bispos – três eméritos – e o padre Silvio Mazarollo, atual administrador diocesano de Cruz Alta.

 

Conforme Dom Jaime Spengler, a audiência que teve duas horas de duração foi marcada pelo espírito de fraternidade e liberdade. “O Papa Francisco já no início propos um diálogo sem questões pré-fixadas. O Santo Padre deu liberdade para trazermos quaisquer assuntos que achássemos mais conveniente naquele momento de diálogo. Falamos da Guerra na Ucrânia, sem esquecer as tantas guerras que estão em curso nas outras partes do mundo. Francisco nos recordou que estamos de fato vivendo uma Terceira Guerra Mundial aos pedaços. O que é verdade”, afirmou o arcebispo de Porto Alegre.

 

O encontro com o Papa Francisco também tratou de temas locais a pedido dos bispos do Rio Grande do Sul. “O Santo Padre deu uma atenção especial para a América Latina, o Brasil, sem esquecer dos nossos presbíteros, e também do Pacto pela Educação. Esta iniciativa inaugurada pelo próprio Francisco vem conquistando mais adeptos a proposta”, recordou Dom Jaime Spengler. 

 

O arcebispo de Porto Alegre também partilhou momentos de descontração da reunião com o Papa Francisco. “Foi um momento rico de proximidade, diria até de humor. Com muita simplicidade o Papa largava uma tirada, de vez em quando, uma battuta como se diz em italiano, que ajudou a tornar o momento mais agradável. Falou de sua ligação com o nosso Estado, onde, por exemplo, já provou vinhos em Caxias do Sul”, contou dom Jaime Spengler. 

 

A visita Ad Limina dos bispos do Rio Grande do Sul termina nesta sexta-feira após uma semana em que o grupo participou de reuniões e encontros em diversos Dicastérios, Congregações, Conselhos Pontifícios e Comissões.  "Retornamos para as nossas dioceses certamente incentivados e sentindo ainda mais fortemente a comunhão que nos une nesta obra de evangelização tão necessária em favor do nosso povo", finaliza dom Jaime Spengler.

 

 

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: