Paróquia Nossa Senhora de Belém entrega mais uma etapa de sua revitalização

22/01/2022

Paróquia Nossa Senhora de Belém entrega mais uma etapa de sua revitalização

A Paróquia Nossa Senhora de Belém, localizada na zona sul de Porto Alegre, inaugura no próximo domingo (23) mais uma etapa da revitalização do templo com a conclusão da reforma e decoração artística do teto.  Para comemorar a ocasião será celebrada Missa às 10h presidida pelo Arcebispo Dom Jaime Spengler. Estará presente também o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

 

Para marcar este momento importante na vida da comunidade foi preparada uma manhã toda especial.  A partir das 8h acontece uma recepção no salão paroquial em que será servido um café colonial com valor de R$ 15,00 – sendo cortesia para os contribuintes do carnê que arcou com os custos da revitalização.  Antes da celebração da eucaristia será descerrada a placa de inauguração do novo teto e da decoração artística.

 

O padre Tiago Escouto, pároco da paróquia Nossa Senhor de Belém, destaca que a inauguração deste domingo é mais uma parte concluída de todo o processo de revitalização, que teve inicio no ano de 2016 e conclusão prevista para 2026, quando a paróquia Nossa Senhora de Belém comemora 150 anos.

 

“Entre as inúmeras novidades sacras que poderão ser apreciadas no teto estão alguns elementos artísticos do passado que, por questões estruturais e de infiltrações, acabaram-se danificados e perdendo-se ao longo das últimas décadas. Além disso, todo um emolduramento neogótico no teto foi criado, enaltecendo o estilo arquitetônico e sacro do templo. Ressaltando o conjunto, foi instalado ainda um moderno sistema de iluminação em Led de Alta Potência”, explica o sacerdote.

 

Histórico – A revitalização da Paróquia Nossa Senhora de Belém já entregou para a comunidade a restauração da imagem do Sagrado Coração de Jesus, realizada pelo artista plástico Paulo Joaquim da Silva. No ano de 2020 foi concluída a reforma e decoração artística do presbitério. Etapas anteriores contemplaram os trabalhos de pintura externa da Igreja, reforma da sacristia, aquisição de crucifixo, reforma da parte interna da torre além da aquisição de um novo ambão, credência, sédia, e banquetas auxiliares. 

 

O investimento somado se aproxima dos R$ 600 mil até o momento. O  trabalho de revitalização tem continuidade com a reforma e decoração artística da nave central, forro, coro, aberturas, vitrais e porta corta vento. Para 2025 será instalado ar-condicionado Split e a finalização se dará com a reforma externa da torre.

 

“A realização desta nova etapa do Projeto de Reforma e Decoração Artística da Igreja, reiterou em mim a fé que devemos ter na providência divina. Nesse sentido, enalteço o envolvimento da comunidade que abraçou a obra, mesmo ainda em tempos de recessão econômica em virtude da pandemia. Que este ‘Céu de Belém’ nos conduza sempre ao Menino Deus, nosso Salvador”, finaliza o padre Tiago Escouto.

 

Paróquia Nossa Senhora de Belém

Rua Heitor Vieira 494, bairro Belém Novo, Porto Alegre.

Contato 51 3259.1387

Missas: quarta, sexta e sábado às 18h; domingo 10h

Visitação: horário comercial durante a semana



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: