Paróquia Nossa Senhora de Belém promove a solene inauguração da reforma do templo

21/08/2023

Paróquia Nossa Senhora de Belém promove a solene inauguração da reforma do templo

O dia 19 de agosto de 2023 ficará para sempre na memória dos fiéis da paróquia Nossa Senhora de Belém, localizada na Zona Sul de Porto Alegre. Em uma bela manhã de sol foi celebrada a solene inauguração da reforma do templo, um dos mais antigos da Arquidiocese, depois de cinco anos de trabalho liderado pelo pároco, o Pe. Tiago Francesco Escouto, 38 anos, que está há 11 anos com a comunidade.

 

A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, para uma igreja lotada de fiéis. Além do pároco, contou com a presença dos seguintes sacerdotes:

 

Pe. Adilson Corrêa da Fonseca

Pe. Manoel Scheimann

Pe. Luís Carlos Pedroso

Pe. Alexsandro Melo Nunes

Pe. Ricardo Mostardeiro

Pe. Cristiano da Rosa

Pe. Amadeu Canellas

Pe. José Antônio Heinzmann

Pe. Gilberto Bertolin

 

Às 9h do sábado, os convidados foram recepcionados no salão da igreja. Além dos fiéis da paróquia autoridades municipais como o prefeito Sebastião Melo marcaram presença bem como vereadores e parlamentares. Em sua homilia, o arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, meditou juntamente com os fiéis a respeito de todo o trabalho, empenho, dedicação e preocupação com a reforma do templo da paróquia Nossa Senhora de Belém.

 

“A primeira resposta está no estético. Afinal é agradável aos nossos olhos. Faz bem entrarmos ou podermos participar de um espaço onde haja harmonia e beleza. E aqui há harmonia e beleza. A nossa compreensão também nos lembra que precisamos de beleza e que esta educa, eleva o humano. Este nível seria mais elevado que o estético propriamente dito. Nós reconhecemos como é bom estarmos em um lugar belo, pois proporciona dignidade. Todo este empenho pode estar orientado por um princípio de fé. A fé não nega nem o ético e nem o estético. Assume os dois níveis precedentes e os eleva. A beleza salva, a beleza é salvadora. A partir da tradição bíblica e da fé cristã somos recordados que Deus habita no espaço sagrado. O espaço sagrado não pode ser casa de comércio, Jesus já nos ensina. Existe um detalhe final. O mais importante é a comunidade, são às pessoas, não o espaço. As pessoas que buscam celebrar os santos mistérios.”

 

Em sua fala, o Pe. Tiago Francesco Escouto destacou que o projeto original era que todo o trabalho na paróquia Nossa Senhora de Belém fosse concluído no ano de 2026. “Foi graças a intercessão de Nossa Senhora de Belém e de seus devotos é que isso foi possível.” O sacerdote agradeceu também os fiéis que possibilitaram o acréscimo de vitrais e imagens não previstas originalmente.

 

A celebração foi um momento de gratidão a todos os que contribuíram materialmente para que todas as etapas da reforma pudessem ser vencidas. Foram lembrados também os trabalhadores que se dedicaram a deixar o templo ainda mais bonito. A solenidade também marcou a dedicação do templo e do altar.

 

A paróquia Nossa Senhora de Belém poderá ser visitada em horário comercial de segunda a sexta. De 1⁰ a 10 de setembro, acontece a Novena e a Festa da Padroeira na igreja já inaugurada, com uma ampla programação religiosa e social.

 

No site da Arquidiocese de Porto Alegre estão publicadas matérias sobre a paróquia Nossa Senhora de Belém

 

https://www.arquipoa.com/noticias/uma-joia-da-arte-sacra-no-extremo-sul-de-porto-alegre

 

 

Paróquia Nossa Senhora de Belém - Avenida Heitor Vieira, 494 - Bairro Belém Novo.

51 3259-1387 | nsbelem@arquipoa.org.br

 

Horário de Missa

 

Quarta, sexta e sábado: 18h

 

Domingo: 10h

 

FOTOS DIVULGAÇÃO PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE BELÉM

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: