18/11/2025
A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro viveu um momento especial de fé e devoção neste domingo, 16, ao receber as relíquias dos beatos mártires Pe. Manuel Gómez González e do coroinha Adílio Daronch. A solenidade, realizada durante a celebração eucarística, contou com a doação oficial das relíquias pela Diocese de Frederico Westphalen.
O pároco, Pe. Gustavo Haas, destacou que o evento integra o caminho de preparação espiritual que a comunidade vem realizando mensalmente em preparação a dedicação da Igreja. Segundo ele, a presença das relíquias fortalece o vínculo dos fiéis com a história de martírio e testemunho cristão deixado pelos beatos.
A veneração às relíquias remete a uma tradição antiga da Igreja Católica, que desde os primeiros séculos celebrava a Eucaristia junto aos túmulos dos mártires. O gesto ajuda a recordar que o sacrifício dos fiéis tem origem no sacrifício de Cristo e honra aqueles que entregaram a vida por sua fé.
Os beatos Manuel e Adílio foram martirizados em 21 de maio de 1924, no município de Três Passos (RS). Eles foram beatificados em 21 de outubro de 2007, durante o pontificado do Papa Bento XVI. O testemunho de fidelidade à Igreja e ao Evangelho, ressaltou a comunidade, permanece como inspiração para os cristãos.
Preparação para a Solenidade de Dedicação
A recepção das relíquias também marca um importante passo rumo à Solenidade de Dedicação da Igreja, programada para o dia 11 de dezembro, às 19h. A celebração será presidida pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Cardeal Spengler, e irá consagrar definitivamente o templo à sua padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Em preparação para este momento, os fiéis têm se reunido em oração, pedindo a intercessão dos mártires: “Beatos Manuel e Adílio, dai-nos o vosso socorro e intercessão junto de Deus. Que Ele dirija o seu olhar sobre as nossas necessidades e nos conceda a graça de viver na paz e na fidelidade ao Evangelho.”
A missa contou com a presença do Pe. Adílson Fonseca, Pe. Antony Kotholy; do Cônego Elisandro Fiametti, reitor do Seminário Beatos Manuel e Adílio, de Viamão (Diocese de Frederico Westphalen); e do diácono Cristian Andrés Alfonso Ferreira, também da Diocese de Frederico Westphalen.