Pascom Arquidiocesana define Plano de Comunicação 2021

A equipe da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Porto Alegre reuniu-se de forma digital no dia 4 de dezembro para planejar as ações que guiarão os trabalhos em 2021. O impacto da pandemia na realidade das comunidades paroquiais e o horizonte que é possível ser projetado guiou as discussões do grupo.

“A pandemia exigiu de nossa Igreja uma capacidade de comunicação muitas vezes além de suas possibilidades. Os padres tiveram que aprender novos recursos da tecnologia, e leigos se desdobraram para apoiar suas comunidades em transmissões de missa pela internet, por exemplo”, analisa Juliano Rigatti, coordenador da Pascom Arquidiocesana e membro da Ascom (Assessoria de Comunicação). “Em 2021, a Pascom quer estar mais próxima dos vigários episcopais dos quatro Vicariatos para poder auxiliar no que for possível”.

Estratégia para 2021

Uma das estratégias definidas para o próximo ano é uma maior proximidade com os Vicariatos a fim de compreender quais são os desafios de comunicação das realidades de suas paróquias. O segundo passo será definir um plano de apoio viável para as necessidades mais comuns. O trabalho de observação e análise deve iniciar em janeiro e ser concluído com o plano de ação até o final do primeiro semestre.

O grupo levou em conta o texto das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (DGAE), que iluminou as decisões durante o planejamento. O documento alerta quanto aos desafios da religiosidade no contexto urbano, marcas ainda mais presentes na Arquidiocese de Porto Alegre.

“As cidades atuais são ambientes nos quais as pessoas são continuamente chamadas a escolher, optar, desde aspectos mais imediatos até questões mais profundas, diretamente ligadas ao sentido da vida. São locais onde se manifesta, ainda que em formas e graus diferentes, a tendência ao imediatismo, à diversificação e à fragmentação. São cidades diferentes das de outras épocas, exigindo, portanto, que a ação evangelizadora seja pensada levando em conta sua complexidade.” (Diretrizes gerais da Ação Evangelizadora, 29)

Fazem parte da Pascom Arquidiocesana Dom Leomar Brustolin (bispo referencial), Juliano Rigatti (coordenador da Pascom e membro da Ascom), Karina Agra, Grace Becker, Ana Tartarotti, Adriano Eli, Jociane Marchesan Oling, Alex Ulhrich, Breno Bornhorst e Élton Bozzetto.

O contato com a Pascom pode ser feito pelo e-mail ascom@arquipoa.com



Tags: