PASCOM do Vicariato Sul de Porto Alegre realiza encontro de formação

08/09/2025

PASCOM do Vicariato Sul de Porto Alegre realiza encontro de formação

Na manhã deste sábado, 6 de setembro, os coordenadores da Pastoral da Comunicação (PASCOM) do Vicariato Episcopal da Região Sul de Porto Alegre reuniram-se na Paróquia Menino Jesus de Praga. O encontro teve como propósito promover a integração entre os participantes, favorecer a troca de ideias e sugestões para o aprimoramento da comunicação nas comunidades e fortalecer a representatividade junto à Arquidiocese de Porto Alegre.

 

O Padre Adílson Corrêa da Fonseca, presbítero referencial da comunicação da Arquidiocese, acolheu a todos com alegria. O encontro iniciou com o canto do “Hino à Mãe de Deus”, diante da imagem peregrina da Padroeira da Arquidiocese, seguido da proclamação do Evangelho de João (19, 25-27), de um breve momento de reflexão e da apresentação dos representantes das paróquias. Em sua fala, Padre Adílson destacou a importância da atuação dos leigos na missão da PASCOM e ofereceu orientações para o planejamento pastoral do Vicariato, fundamentado em quatro pilares: Espiritualidade, Formação, Articulação e Produção.

 

Na sequência, foi elaborado em conjunto o planejamento da PASCOM da Região Sul, a partir da análise dos pontos fortes e dos desafios. O objetivo foi discernir, avaliar e propor ações que fortaleçam a missão da comunicação e favoreçam o anúncio da Palavra de Deus de forma mais eficaz. O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, documento da CNBB, foi indicado como referência para a reflexão e elaboração do plano de ação.

 

Encaminhamentos definidos

  • Espiritualidade: Retiro da PASCOM do Vicariato em 14 de março de 2026, no Santuário de Schoenstatt de Porto Alegre.
  • Dia Mundial da Comunicação: Celebração arquidiocesana em 31 de maio de 2026, ainda a confirmar com os demais Vicariatos. Local sugerido: Santuário Mãe de Deus.
  • Formação: Workshop de Arte Sacra, no Santuário Santa Rita, no segundo semestre de 2026.
  • Articulação: Reuniões mensais no terceiro sábado de cada mês, participação na Assembleia Anual, no Multicom e atualização dos grupos de WhatsApp.
  • Produção: Elaboração de vídeos e textos para a Arquidiocese de Porto Alegre e criação do organograma do Vicariato da Região Sul.

 

O encontro foi marcado pela espiritualidade, pelo conhecimento, pelo fortalecimento dos vínculos de amizade e por um momento de confraternização com um delicioso café. Ao final, todos se reuniram para a Oração à Mãe de Deus e receberam a bênção do Padre Adílson.

 

Fotos e Texto: Márcia Kazumi / Pascom



Autor:
Greice Pozzatto

Tags: