10/03/2025
O encontro reuniu 19 comunicadores para fortalecimento da espiritualidade e integração dos agentes de pastorais de comunicação, na cidade de Nova Santa Rita.
Neste final de semana, de 7 a 9 de março, a Pascom da Regional Sul 3 da CNBB, promoveu a 1ª edição do Retiro Regional de Comunicadores do Rio Grande do Sul. A atividade, é direcionada aos agentes da pastoral das 18 arqui/dioceses do Regional Sul 3 e propôs o aprofundamento da espiritualidade de cada comunicador(a) oportunizando o fortalecimento do primeiro dos quatro eixos da Pastoral, conforme o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil: espiritualidade, formação, articulação e produção.
O encontro teve como temática a mensagem do Papa Francisco para o 59º Dia Mundial da Comunicação Social - “Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações” (cf. 1 Pd 3,15-16), foi conduzido pelo bispo referencial da Comissão de Comunicação do Regional Sul 3, Dom Juarez Destro e reuniu comunicadores das dioceses de Santa Maria, Porto Alegre, Frederico Westphalen, Vacaria, Caxias do Sul, Cruz Alta, Montenegro, Pelotas e Osório, no Sítio Notre Dame, em Nova Santa Rita - RS. Da Arquidiocese de Porto Alegre participaram representando a Pascom, Carlos Eduardo Abreu (Batata), Léo Mayer, os seminaristas do Propedêutico, Eduardo e Pedro Henrique, além do Coordenador da Pascom, Nelson Pereira e do Pe. Adilson Corrêa.
Os comunicadores destacaram os principais momentos que vivenciaram neste final de semana. Para a comunicadora Melissa Maciel, “participar desse retiro, inspirado na mensagem do Papa Francisco, foi uma experiência muito especial. Em meio à rotina agitada do trabalho com a imprensa, reservar alguns dias para rezar, refletir e me reconectar com a fé foi essencial, tempo de silêncio, de escuta, de conversas, de alegria, onde pude desacelerar e olhar para dentro. Conhecer pessoas novas, partilhar histórias de vida e experiências de fé, trouxe uma sensação de acolhimento e renovação”, destacou.
De acordo com Dom Juarez Destro, “a mensagem do papa Francisco nos ajudou a perceber, mais uma vez, ou a recordar, a grande importância de nosso serviço de comunicação na Igreja e no mundo”, comentou o bispo.
A jornalista Greice Pozzatto, da Diocese de Cruz Alta, avaliou positivamente o retiro e destacou suas impressões. “Eu destacaria 3 palavras: comunhão, inspiração e renovação. Foi um momento de comunhão, que fortaleceu nossos laços de agentes da Pascom, promovendo unidade e partilha. Também, de muita inspiração, pois nos motivou a aprimorar nossa missão comunicativa. E, ainda, foi renovador, porque foi uma oportunidade para recarregar as energias e renovar o compromisso com a evangelização através da nossa comunicação ", ressaltou Greice.
O bispo referencial da Comissão de Comunicação do Regional Sul 3, concluiu sua fala ressaltando a importância da comunhão. “Desejo a todos uma excelente missão! E contem sempre com a nossa comunhão! Espero vê-los sempre animados e animando, peregrinando, semeando a esperança!”, disse Dom Juarez.
No retiro também foi realizado um resgate do tema da Mensagem do Papa Francisco para o 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais, realizado em 2024 - Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana. No sábado à noite, a Comissão de Comunicação da Regional Sul 3 realizou uma reunião para deliberações e organizações internas. O retiro foi finalizado no final da manhã de domingo (9) com uma Missa de Envio, presidida por Dom Juarez Destro.
Homenagem às Comunicadoras
No sábado, 8 de março, foi preparado um momento de homenagem às mulheres em referência ao Dia Internacional da Mulher, onde cada comunicadora recebeu uma rosa e foi ressaltado a importância olhar feminino neste espaço de evangelização através da comunicação no serviço da Pascom.
Acesse aqui a Mensagem do Papa Francisco para o 59º Dia Mundial das Comunicações.