Pastoral Familiar disponibiliza orientações para a celebração do matrimônio

30/09/2021

A Pastoral Familiar da Arquidiocese de Porto Alegre disponibiliza as “Orientações para a Celebração do Matrimônio”, material impresso que está sendo distribuído às paróquias e está disponível na página da Comissão no site da Arquidiocese. O conteúdo é dirigido aos noivos cristãos que, movidos pela fé, buscam as igrejas para receberem esse sacramento.

“Nosso desejo é acolhê-los com carinho e amor, neste momento tão significativo de suas vidas. Ao apresentar as orientações que se fazem necessárias para proteger a dignidade e respeitar a correta celebração do casamento, não é nosso objetivo restringir ou diminuir a beleza do Rito Sacramental, mas sim, eliminar certos acréscimos que, ao longo do tempo, foram se introduzindo, em virtude da crescente industrialização do casamento, que explora a celebração religiosa com suntuosas pompas para fins lucrativos e que estão ofuscando o verdadeiro e autêntico sentido sagrado e sacramental da celebração do matrimônio”, destaca Elis, coordenadora da Pastoral ao lado do esposo Rodrigo.
 
O documento observa a Exortação Apostólica Amoris Laetitia, em seu número 72, “o sacramento do matrimónio não é uma convenção social, um rito vazio ou o mero sinal externo de um compromisso. O matrimônio é uma vocação, sendo uma resposta ao chamado específico para viver o amor conjugal”. Assim, a celebração do sacramento do matrimônio é, antes de tudo, um ato de espiritualidade e de encontro com Deus, pelo qual, os noivos, diante de Deus e da Igreja, assumem o sagrado compromisso de viver o amor e a fidelidade por toda a vida: "Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e unir-se-á a sua mulher e os dois serão uma só carne" (Mt 19,5).

Destaques

Abaixo, alguns pontos importantes das orientações, destacados pela coordenadora, para que seja possível aos noivos viverem com grande profundidade a celebração litúrgica, ajudando-os a compreender e a viver o significado de cada gesto, de cada palavra e de cada momento dessa celebração, estando conscientes do caráter sagrado e inviolável desse compromisso.

- Muitas vezes, as preocupações acabam ficando todas voltadas para o supérfluo, tais como convites, roupas, festa, decoração, fotos e filmagem. São tantos detalhes que consomem os noivos, tanto física quanto economicamente, que acabam os impedindo de vislumbrar o que realmente importa. Há que recordá-los do essencial: estão ali diante de Deus para se entregar um ao outro totalmente, dois corações que, entregues ao Senhor no altar, se tornarão um só.

- A liturgia do sacramento do matrimônio é um ato de fé, iluminado pela Palavra de Deus e, portanto, deve ser revestida de cuidado e dignidade. Por isso a celebração deverá ser preparada a partir das orientações propostas, a fim de se preservar o caráter religioso da celebração, bem como auxiliar na organização e nos preparativos desse momento ímpar na vida dos casais cristãos.

- A Pastoral Familiar deseja mostrar, por meio dessas orientações, que “não se trata apenas de apresentar uma normativa, mas de propor valores” que não podem ser esquecidos. (AL 201).

“Esperamos que os noivos cristãos acolham estas normas com fé, responsabilidade e com o verdadeiro espírito cristão”, conclui Elis.

O material está disponível na página da Pastoral Vida e Família da Arquidiocese de Porto Alegre. As orientações também podem ser adquiridas na Loja Centro de Pastoral, no Centro Administrativo São João Paulo II (Av. Sertório, 305 – Bairro Navegantes, Porto Alegre).



Autor:
Patricia Damaceno (Ascom)

Fonte:
Ascom

Tags: