Pe. Edilon Rosales de Lima é aprovado na etapa do Propedêutico no Pontifício Instituto Bíblico

13/10/2023

Pe. Edilon Rosales de Lima é aprovado na etapa do Propedêutico no Pontifício Instituto Bíblico


O Pe. Edilon Rosales de Lima, do clero da Arquidiocese de Porto Alegre, foi aprovado na etapa do Propedêutico, do Pontificium Institutum Biblicum a Urbe, cursado pelo sacerdote de outubro de 2022 até junho. O Propedêutico é seletivo, não tem notas - ou se é aprovado ou reprovado. Entre as tarefas dos candidatos está a tradução e análise do Livro de juízes e do Evangelho de Marcos direto das línguas originais. Este tempo consiste em um estudo geral e básico de toda a gramática hebraica e grega. Dos 70 candidatos um total de 15 obteve a aprovação.


"O resultado se confirmou esta semana e assim, já estou matriculado como aluno ordinário da licença em Sagrada Escritura. Também era exigência do Biblicum um aprofundamento de Latim Clássico com ênfase em Patrística, visto que o muitos Padres da Igreja Latina comentam a Escritura, a começar por São Jerônimo, padroeiro dos exegetas e que o aparato técnico das Bíblias grega e hebraica são em latim", explicou padre Edilon.

O Pontificium Institutum Biblicum é a maior referência Católica em estudos da Exegese Bíblica mundial, com mais de 114 anos de história. O último presbítero de nossa Arquidiocese a estudar aqui foi Dom Jacinto Bergmann, atual arcebispo de Pelotas, entre 1981-85. "Pude comunicar Dom Jaime aqui em Roma mesmo da minha aprovação", acrescentou o sacerdote, aproveitando a presença do arcebispo de Porto Alegre em Roma, onde participa do primeiro capítulo da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos até o dia 29.



Autor:
Ascom

Tags: