Porto Alegre ganha casa de acolhida a migrantes no sábado (3)

01/07/2021

Em 2021, o Centro Ítalo Brasileiro de Assistência e Instrução às Migrações – CIBAI Migrações já ofereceu 8.655 atendimentos a migrantes, sendo a maioria oriunda da Venezuela, Haiti e Senegal. É o chamado “terceiro fluxo migratório global”, marcado pelo deslocamento por questões econômicas, políticas, ambientais e de conflitos bélicos. Com a chegada de muitos migrantes, especialmente venezuelanos, e o aumento do desemprego e a vulnerabilidade das pessoas como consequência da proliferação do COVID-19, os Missionários de São Carlos – Scalabrinianos tomaram a decisão de fundar uma casa de acolhida para migrantes para oferecer um serviço integral que articula a acolhida, a promoção, a proteção, a integração, a celebração e a inserção laboral de migrantes, prestando assim, um serviço concreto à sociedade Porto-alegrense.

A solenidade de inauguração da Casa do Migrante Guadalupe será às 10h, neste sábado, 3 de julho, na Rua Atílio Superti, 696, no bairro Vila Nova, em Porto Alegre, RS, com a presença de autoridades políticas e religiosas.

Associação Beneficente São Carlos

A Casa de Migrante Guadalupe é uma extensão da Associação Beneficente São Carlos - CIBAI Migrações com objetivo de acolher famílias migrantes recém-chegadas a Porto Alegre e em situação de vulnerabilidade que não tem onde ficar e que estão em busca de alternativas para a sua sobrevivência e melhores condições de vida com potencialidade de integração sociolaboral. As famílias são encaminhadas pelo CIBAI Migrações e poderão permanecer na instituição por sete dias, podendo ser prorrogado de acordo com o caso.

O espaço tem capacidade para acolher aproximadamente sessenta pessoas e oferece área de convivência comunitária, quartos familiares e/ou quartos compartilhados para aqueles migrantes que chegam sozinhos. Além disso, tem serviços básicos de alimentação, higiene pessoal, roupas, pouso, descanso, orientação, comunicação, transporte, apoio e encaminhamentos para os recursos como, por exemplo, regularização de documentos, trabalho, creches, escolas e saúde.

A Casa do Migrante Guadalupe caracteriza a missão própria no mundo da mobilidade humana, por meio do serviço segundo o evangelho e carisma dos missionários Scalabrinianos aos migrantes em Porto Alegre. Há 63 anos, o CIBAI Migrações acolhe e promove a vida dos migrantes e ao mesmo tempo contribui para o desenvolvimento social, econômico e cultural da comunidade que o recebe. Na certeza de que juntos podemos seguir acolhendo e promovendo a vida dos migrantes!

Contatos:

Pe. Anderson Hammes, cs
(51) 3226-8800/ (51) 99222-3032
Diretor do CIBAI Migrações



Fonte:
Vatican News

Tags: