20/02/2026
Com o objetivo de fortalecer a espiritualidade e renovar o compromisso pastoral no tempo da Quaresma, padres e bispos da Arquidiocese de Porto Alegre participaram, na manhã de quinta-feira, do Encontro Quaresmal de Presbíteros. A iniciativa reuniu o clero em um momento de oração, formação e comunhão fraterna, favorecendo a partilha de experiências e a reflexão sobre a missão presbiteral neste tempo forte do calendário litúrgico.
A proposta do encontro nasceu a partir do Jubileu dos Presbíteros, realizado no ano passado. “Nós tivemos o Jubileu dos Presbíteros com uma manhã inteira de encontros, onde também celebramos a penitencial e tivemos o almoço de confraternização”, recordou o Pe. Carlos Feeburg, Coordenador da Pastoral Presbiteral da Arquidiocese de Porto Alegre. A partir daquela experiência, conta ele, o Conselho dos Presbíteros decidiu instituir o encontro de forma permanente no calendário arquidiocesano.
“Refletindo sobre esse encontro, decidiu-se então fazer com que todos os anos, na quinta-feira após a Quarta-feira de Cinzas, nós presbíteros nos preparemos para viver a Quaresma e também estarmos preparados para atender o povo, nesse momento de direção espiritual e da própria confissão”, explicou.
A programação contou com palestra sobre a reconciliação integral do ser humano, além da celebração penitencial com confissões e um almoço de confraternização.
O momento formativo foi conduzido pelo professor Draiton Gonzaga de Souza. Em sua explanação, ele abordou aspectos ligados à vivência dos presbíteros, destacando desafios e perspectivas para o exercício do ministério nos dias atuais.
“Hoje nós vivemos uma sociedade superestimulada. Passamos o dia inteiro envolvidos com o celular, com o WhatsApp, com o Instagram, com o Facebook. Eu diria que o período da Quaresma é um convite a diminuirmos essa exposição aos estímulos externos e abrir espaço para ouvir a voz desse Deus misericordioso”, afirmou o professor. Segundo ele, enquanto as pessoas se ocupam com informações e dados, “Deus nos espera de braços abertos e, muitas vezes, não o acessamos”.
Os presbíteros também participaram de missa na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, presidida pelo bispo auxiliar de Porto Alegre e referencial para as vocações, Dom Juarez Destro.
Participaram do encontro os bispos auxiliares de Porto Alegre Dom Juarez Destro, Dom Darley Kummer, Dom Bertilo Morsch e Dom Odair Miguel.
Logomarcas dos Vicariatos
Durante o encontro, foram apresentadas ainda as logomarcas dos oito vicariatos da Arquidiocese, reforçando a identidade pastoral e a organização territorial da Igreja Particular. O momento marcou mais um passo no fortalecimento da unidade e da missão evangelizadora em toda a Arquidiocese de Porto Alegre.