Presbíteros participam de Curso de Formação Permanente do Regional Sul 3

29/08/2023

Presbíteros participam de Curso de Formação Permanente do Regional Sul 3

Um grupo de sacerdotes da Arquidiocese de Porto Alegre participou na última semana do Curso de Formação Permanente Regional, no CECREI, em São Leopoldo, promovido pelo Regional Sul 3 da CNBB. O encontro, que iniciou no domingo, dia 20, se estendeu até sábado, dia 26, e contou com a participação de 37 presbíteros e de Dom Adimir Mazali, bispo da diocese de Erexim e referencial para a Pastoral Presbiteral no Regional.

 

“O curso de formação para presbíteros é oferecido anualmente pela Pastoral Presbiteral de nosso Regional Sul 3. Possui momentos de formação e reflexão com diversos assessores de todo o estado, nas diversas dimensões vivenciadas pelo presbítero: intelectual, pastoral, humano-afetiva e espiritual”, explicou o Pe. Diego Garcia Jobim, membro da pastoral presbiteral da Arquidiocese. 

 

Participaram da formação o padre Rodrigo Wegner da Costa, pároco do Santuário São Cristóvão, em Canoas; Pe. Erni Recktenwald, pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Sapucaia do Sul; Pe. Tiago Tedesco, vigário paroquial da paróquia São Vicente de Paulo, em Cachoeirinha; Pe. Neimar da Rosa, pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Minas do Leão; Pe. Marcus Vinícius Kalil Ferreyro, da paróquia Santuário Santa Rita, em Porto Alegre. 

 

O curso, organizado pela Comissão Regional de Presbíteros, teve início com a Missa no dia 20. A abertura oficial, conduzida pelo presidente da Comissão Regional de Presbíteros, Pe. Dirceu Balestrin, da Diocese de Erexim, apresentou uma perspectiva de unidade e propósito para todos os participantes.

 

A programação dos seis dias foi marcada por uma série de palestras, momentos de aprofundamento, convivência e lazer, onde os palestrantes convidados compartilharam suas experiências e conhecimentos especializados. Cada dia trouxe um tema crucial para a formação e o aprimoramento dos presbíteros, destacando a complexidade e a riqueza do ministério.

 

No primeiro dia, os participantes receberam o Pe. Dr. Sérgio Lucas Câmera, professor da PUC-SP e membro da comissão de bioética da CNBB. Sua palestra sobre a “Dimensão Psicológica do Presbítero” mergulhou nas profundezas da mente e das emoções do sacerdote, fornecendo insights valiosos para a autocompreensão e o cuidado com a saúde mental.

 

No segundo dia, Pe. Dr. Tiago Gurgel Vale, padre e médico com mestrado em farmacologia e doutorado em ciências, também professor da PUC-SP e membro da comissão de bioética da CNBB, colaborou para discutir a “Saúde do Presbítero”. Sua apresentação abordou os desafios da saúde física e enfrentamentos mentais dos padres e ressaltou a importância de um cuidado para o bem-viver.

 

Matéria completa: https://cnbbsul3.org.br/presbiteros-do-regional-promovem-curso-de-formacao-permanente/?fbclid=IwAR29s6S4f1l68ey2_SpjjIudBVKq9dd0dVABOT3LkLRgMcaJSVaQRjhxuKI



Autor:
Ascom

Fonte:
Regional Sul 3 CNBB

Tags: