Procissão de Corpus Christi volta a ser realizada em Porto Alegre após dois anos

15/06/2022

Procissão de Corpus Christi volta a ser realizada em Porto Alegre após dois anos

A solenidade de Corpus Christi acontece no próximo dia 16 de junho com o retorno da missa campal e a tradicional procissão pelas ruas do Centro de Porto Alegre depois de dois anos de restrições em razão da Pandemia. A Santa Missa será às 15h, na Catedral Metropolitana Mãe de Deus. A procissão com o Santíssimo Sacramento até a Igreja Nossa Senhora da Conceição, na avenida Independência, inicia logo após o encerramento da Missa culminando com a benção solene. No trajeto serão realizadas breves paradas em frente ao colégio Bom Jesus Sévigné e na Santa Casa de Misericórdia para uma saudação aos profissionais da educação, saúde e aos enfermos.

 

Na edição deste ano os fiéis são convidados a fazer um gesto concreto doando roupas de inverno e cobertores, além de alimentos não-perecíveis. Estará disponível a doação destes itens durante a Missa na Catedral bem como nas paróquias de Porto Alegre.  Todo o material arrecadado será encaminhado para o Mensageiro da Caridade que vai centralizar a distribuição, voltada especialmente a população em situação de rua, migrantes, refugiados e famílias atendidas pelas equipes da caridade e pelos centros sociais da Igreja nos bairros com maior população empobrecida.

 

Esta é uma ação de toda a Arquidiocese, com intuito de promover um gesto solidário simbólico na Festa de Corpus Christi, expressando a comunhão eclesial e a unidade na prática da caridade.  A mobilização também vai buscar as pessoas não vinculadas às comunidades católicas para que contribuam com a ação.

 

Corpus Christi nos Vicariatos

 

A solenidade de Corpus Christi também será celebrada nos vicariatos. Em Guaíba, a Santa Missa será às 15h, na Praça Gastão Leão, em frente ao terminal do Catamarã, seguido de procissão com o Santíssimo Sacramento.  Em caso de chuva, missas serão realizadas nas paróquias. Aos fiéis que se estiverem presentes pede-se a doação de roupas de inverno, cobertores e alimentos não-perecíveis.

 

Em Gravataí, a paróquia Santa Ana terá neste ano a tradição de confeccionar tapetes para a solenidade de Corpus Christi. Em caso de chuva, o trabalho será feito no salão da paróquia. A Missa acontece às 15h seguida de procissão. Na paróquia Nossa Senhora dos Anjos também está prevista a confecção dos tapetes a partir das 8h. Além da Missa às 15h haverá procissão pelo Centro de Gravataí terminando com a benção em frente à Matriz.

Canoas

Em Canoas, a paróquia São Luiz Gonzaga, localizada no Centro da cidade, realiza a procissão às 9h seguida de Missa às 10h e também às 18h30. Aos fiéis é solicitado a doação de roupas de inverno e cobertores.

 

Paróquia Imaculada Conceição

Missa 15h

Procissão 16h

Nossa Senhora da Conceição

Missa 15h

Procissão 16h

Nossa Senhora das Graças

Missa 10h (seguida de procissão) e 18h30

Nossa Senhora do Caravaggio

Missa 9h (procissão logo após a celebração

Santo Antonio
9h - Missa, seguida de Procissão e Bênção do Santíssimo

Nossa Senhora de Fátima:
9h - Missa, seguida de Procissão e Bênção do Santíssimo

Nossa Senhora do Rosário

9h – Missa, seguida de procissão e Benção do Santíssimo

São Pio X

Procissão a partir das 8h pelas ruas do bairro Mathias Velho

Missa às 9h30

São Paulo Apóstolo

Missa às 9h30 seguida de procissão

São Cristóvão

Missa às 9h seguida de procissão

Santa Luzia

Missa às 9h seguida de procissão

Santa Maria Goretti

Missa às 15h

 

Cachoeirinha

 

Em Cachoeirinha, a paróquia São Vicente de Paulo inicia a festividade de Corpus Christi na quarta-feira à noite com Missa às 21h seguida de adoração até as 4h, quando os paroquianos iniciam o trabalho de confecção dos tapetes. A Santa Missa no dia de Corpus Christi será às 9h seguida de procissão e benção do Santíssimo.

 

Esteio

Paróquia Imaculado Coração de Maria

Missa – 15h (procissão logo após a celebração)

A partir das 8h haverá confecção de tapetes

Santo Inácio de Loyola

Missa – 9h30 (procissão logo após a celebração)

Nossa Senhora Aparecida

Missa 15h

 

Sapucaia do Sul 

Nossa Senhora Aparecida

Missa: 15h – procissão logo após o término da celebração

São Pedro

Missa: 15h – procissão logo após o término da celebração

São José

Missa: 9h

 

Nova Santa Rita

Paróquia Santa Rita de Cássia

Missa – 9h30

 

Na capital, os fiéis da paróquia Nossa Senhora das Dores se reúnem a partir das 7h para a confecção do tapete.

 

Solenidade do Corpo de Cristo

 

A celebração de Corpus Christi é para a Igreja a oportunidade de manifestar de modo público a sua fé na Eucaristia, como o próprio nome desta solenidade nos indica é a Festa do Corpo de Cristo. Neste ano com o tema "Dai-lhes vós mesmos de comer" a celebração de Corpus Christi quer ser a renovação da fé da comunidade cristã que encontra na eucaristia o alimento da alma para continuar a sua caminhada como peregrinos neste mundo.

 

A celebração de Corpus Christi na história da Igreja tem seu início e desenvolvimento no século XIII a partir do decreto do Papa Urbano IV que tomando conhecimento de relatos das visões da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon na Bélgica promove a celebração do Corpo de Cristo para toda a Igreja. O Concílio de Trento (1545-1563) fortaleceu a piedade eucarística da Igreja com a obrigação das procissões em dia de Corpus Christi, como forma de valorização da fé cristã na presença real de Cristo na eucaristia. 

 

Mais recente se destaca a Encíclica Ecclesia de Eucharistia do ano de 2003 do Papa São João Paulo II:  “A Eucaristia, presença salvífica de Jesus na comunidade dos fiéis e seu alimento espiritual, é o que de mais precioso pode ter a Igreja no seu caminho ao longo da história. Assim se explica a cuidadosa atenção que ela sempre reservou ao mistério eucarístico”. Outro documento que trata do Sacramento da Eucaristia é a exortação pós-sinodal do Papa Bento XVI Sacramentum Caritatis do ano de 2007. 

 

Matéria em atualização


 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: