Quatro seminaristas da Arquidiocese serão ordenados diáconos nesta sexta-feira

22/11/2022

Quatro seminaristas da Arquidiocese serão ordenados diáconos nesta sexta-feira

A Arquidiocese de Porto Alegre está em festa com a ordenação diaconal de quatro dos seus seminaristas, que acontece nesta sexta-feira (25), a partir das 20h, na Catedral Metropolitana Mãe de Deus, em Porto Alegre. A Santa Missa será presidida pelo arcebispo Dom Jaime Spengler e marca também a abertura do 3º Ano Vocacional na Arquidiocese.

 

Os Seminaristas

 

Darlan Schwaab - 33 anos – paróquia de origem: São Vicente Mártir (POA)

Danton Pereira -   27 anos – paróquia de origem: Santa Rita (Nova Santa Rita)

Lucas Lacerda -    29 anos – paróquia de origem: Santa Luzia (Cachoeirinha)

Rodrigo Rubi -      26 anos – paróquia de origem: Santuário São Cristóvão (Canoas)

 

Este momento especial da Igreja mobiliza as paróquias de origem dos seminaristas bem como àquelas onde cada um fez o chamado período pastoral. Nesta sexta-feira, o povo do vicariato de Guaíba estará fortemente representado, pois os seminaristas Lucas e Rodrigo estão atuando em Arroio dos Ratos e Charqueadas, respectivamente. 

 

“A Paróquia Santa Bárbara de Arroio dos Ratos está se mobilizando para participar da Ordenação Diaconal nesta sexta-feira com a participação de várias lideranças das nossas comunidades, especialmente as famílias dos nossos acólitos e coroinhas, bem como da catequese. O nosso seminarista Lucas foi catequista da turma de Crisma 2 neste ano. Foi colocado um ônibus à disposição, mas muitas famílias irão com condução própria”, conta o Pe. Adilson Corrêa da Fonseca, pároco da paróquia Santa Bárbara, em Arroio dos Ratos.

 

A comunidade da paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Charqueadas virá em três ônibus para a capital, conta o seminarista Rodrigo Rubi. Sua paróquia de origem - o Santuário São Cristóvão de Canoas - disponibilizou dois ônibus para os fiéis que quiserem estar presentes na solenidade.

 

A paróquia Santa Hedviges, em Alvorada, também promete marcar presença na celebração, pois é lá que o seminarista Danton realiza seu período de pastoral. “Já temos um ônibus lotado mais às pessoas que se deslocarão até a Catedral por conta própria”, informou o pároco, Pe. Maikel Herald. Para o seminarista Darlan a mobilização vem da sua paróquia de origem - São Vicente Mártir - e das demais onde fez estágio, já que o seu tempo de pastoral foi cumprido no projeto Igrejas-Irmãs, da diocese de Xingu-Altamira (PA), entre os meses de janeiro e novembro deste ano.

 

Os quatro jovens já têm agendadas suas respectivas ordenações sacerdotais, conforme o calendário abaixo

Danton Pereira –   26 de maio de 2023

Darlan Schwaab – 02 de junho de 2023

Lucas Lacerda –    09 de junho de 2023

Rodrigo Rubi –      16 de junho de 2023

 

 Quem quiser conhecer melhor a trajetória dos seminaristas pode conferir os links para as seguintes reportagens:

 

Entrevista no YouTube da Arquidiocese de Porto Alegre - https://youtu.be/mzRyddzCOSU

 

https://www.arquipoa.com/noticias/contagem-regressiva-um-mes-para-a-ordenacao-diaconal-2022

 

https://www.arquipoa.com/noticias/quatro-seminaristas-da-arquidiocese-de-porto-alegre-serao-ordenados-diaconos-em-novembro

 

Entrevista com os seminaristas em áudio – Parte I: https://open.spotify.com/episode/1Y1FmxKZGEwsYPmqm1EPbC?si=5a17d498ac074cd8

 

Entrevista com os seminaristas em áudio – Parte II: https://open.spotify.com/episode/21aoGxxZXUCuGQbuaSCVXs?si=ff56a21273dd4d45

 

Entrevista com os seminaristas em áudio – Parte III: https://open.spotify.com/episode/1QcRYeycNltigUvY72pzrH?si=3097a943f62d437f

 

Sobre o Ano Vocacional  

 

Com o tema “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33), o Ano Vocacional se estende até 26 de novembro de 2023. A data escolhida para a abertura e encerramento é a solenidade de Cristo Rei, que marca o encerramento do ano litúrgico e o dia nacional dos cristãos leigos e leigas.  

 

A convocação deste ano é a concretização das indicações pastorais do 4º Congresso Vocacional, que se propôs celebrar os 40 anos do 1º Ano Vocacional do Brasil, vivenciado em 1983, e ser uma oportunidade de fortalecer o compromisso de cristãs e cristãos com o chamado à vida e um olhar atencioso para todas as vocações. 

 

A proposta teve aprovação por unanimidade pelos bispos do Brasil, durante sua 58ª Assembleia. A partir daí, trilhou-se o caminho de articulação e preparação com muitos convocados para as diferentes comissões a fim de que esse sonho pudesse se tornar realidade. Conforme o texto-base, o objetivo principal do Ano Vocacional é “promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus”.  

 

Para conhecer um pouco mais da história e iniciativas do Ano Vocacional, acesse anovocacional.cnbb.org.br/.  



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: