Reconhecimento: arcebispo Dom Jaime Spengler e Pe. Lucas Mendes recebem homenagem da prefeitura

27/03/2023

Reconhecimento: arcebispo Dom Jaime Spengler e Pe. Lucas Mendes recebem homenagem da prefeitura

O arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, e o Pe. Lucas Matheus Mendes, pároco da Basílica Nossa Senhora das Dores, foram homenageados com a medalha Cidade de Porto Alegre especial 250 anos, atividade que integrou a agenda de comemorações do aniversário de 251 anos da capital do Rio Grande do Sul. O evento foi realizado no átrio do Santander Cultural, no Centro Histórico, na noite de sexta-feira. 

 

A medalha foi entregue a 28 personalidades e entidades que tiveram participação relevante no desenvolvimento social, econômico e cultural da cidade. A medalha Cidade de Porto Alegre foi instituída pelo decreto municipal 6.202, de 25 de novembro de 1977.

 

“As pessoas homenageadas hoje são uma parcela de tantas que gostaríamos de reconhecer. Mas foram escolhidas com muito cuidado e carinho. Esperamos que sirvam de exemplo para que possamos continuar homenageando aqueles que cuidam da cidade e das pessoas”, declarou o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. 

 

Serviço à Igreja

 

Dom Jaime Spengler foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre em novembro de 2010, pelo Papa Bento XVI (1927-2022).  Sua ordenação episcopal ocorreu fevereiro de 2011, na paróquia São Pedro Apostólo, em Gaspar (SC), sua cidade natal. No dia 15 de novembro, Dom Jaime Spengler celebra dez anos como arcebispo metropolitano.  Dom Jaime Spengler também é o 1º vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos do Vaticano. 

 

Pe. Lucas Matheus Mendes, 37 anos, completa no ano de 2023 dez anos de sacerdócio. Sua ordenação foi na paróquia Nossa Senhora das Graças, em Gravataí, na Região Metropolitana. Antes de ser pároco da Basílica Nossa Senhora das Dores foi formador do Seminário Menor São José, também em Gravataí.  O presbítero assumiu a paróquia em julho de 2017 e esteve à frente do processo para que a paróquia Nossa Senhora das Dores postulasse o título de Basílica Menor,  que foi aprovado em fevereiro de 2022. A solenidade de titulação foi realizada no dia 15 de setembro de 2022.

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: