Romaria de Nossa Senhora Desatadora dos Nós será realizada no domingo

02/12/2022

Romaria de Nossa Senhora Desatadora dos Nós será realizada no domingo

A comunidade da Paróquia São Vicente Mártir, na zona sul de Porto Alegre, convida o povo para a 17ª edição da romaria de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, neste domingo – 04 de dezembro. A procissão terá início às 9h, com saída da paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada na rua Pe. João Batista Reus seguindo pela Wenceslau Escobar até a avenida Pereira Neto seguindo até a rua Vítor Silva, onde fica a São Vicente Mártir. 

 

Histórico da Procissão

 

No ano de 1996, o Pe. Márcio Andrade, então o pároco da São Vicente Mártir, foi a Santa Maria (RS), em peregrinação junto com um grupo de paroquianos. Foi na basílica da Medianeira que o então padre Hélio Rubert, hoje Bispo emérito da Arquidiocese de Santa Maria, entregou ao padre Márcio alguns santinhos com a devoção à Desatadora. 

 

Durante aproximadamente cinco anos, o sacerdote desenvolve uma devoção pessoal à Desatadora. Em 1º de maio de 2002, Nossa Senhora Desatadora dos Nós foi entronizada e coroada numa grande festa com a participação de mais de 1 mil pessoas que tomaram a igreja, as escadarias e a rua em frente. A devoção começou a ser feita nas missas dominicais, às 18h30min com cantos marianos e a oração à Desatadora. Aquelas missas das tardes de domingo estavam sempre lotadas.

 

Em 2006, nasce a novena perpétua em louvar a Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Foi quando o Pe. Sérgio Belmonte iniciou quatro novenas nas quartas-feiras, nos mesmos horários que as que atualmente são feitas na paróquia. E no final do mesmo ano foi realizada a I Romaria em louvor a Nossa Senhora Desatadora dos Nós.

 

Durante estes 20 anos em que a mãe desatadora é venerada nesta paróquia, milhares de graças já foram relatadas pelas muitas e muitas pessoas que vêm aqui. No ano de 2020, em razão da Pandemia, a Romaria ocorreu no formato de Drive In, em uma estacionamento próximo ao estádio Beira Rio. No ano de 2021, a Romaria voltou ao seu formato tradicional. 

 



Autor:
Ascom

Tags: