Santuário Mãe de Deus celebra 25 anos com programação especial de peregrinações

16/07/2025

Santuário Mãe de Deus celebra 25 anos com programação especial de peregrinações

O mês de agosto, tempo dedicado ao discernimento vocacional na Igreja, ganha um significado ainda mais especial em Porto Alegre com a comemoração dos 25 anos do Santuário Mãe de Deus. Consagrado como espaço de fé, espiritualidade e acolhimento, o santuário celebra seu jubileu com uma intensa programação de peregrinações, celebrações e uma bênção especial marcada para o dia 17 de agosto.

 

No terceiro domingo de agosto, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, a Igreja celebra a vocação da Vida Consagrada — homens e mulheres que, inspirados pelos conselhos evangélicos, entregam a vida ao seguimento de Cristo. Neste ano Jubilar, a data também marcará o Jubileu da Vida Consagrada na Arquidiocese de Porto Alegre. Desta forma, na “Casa de Maria, Mãe de Deus”, padroeira da Arquipoa e modelo de vocacionada, consagrados e consagradas, junto com o povo de Deus, estarão agradecendo o dom da vocação e missão, renovando seu discipulado missionário, com alegria, paixão e esperança.

 

Um tempo de memória, fé e missão

O jubileu de 25 anos é, segundo o reitor do Santuário, padre Valdir Santos, CSsR, uma oportunidade de renovação da missão: “É tempo de descer do monte, ir ao encontro do povo. O santuário deve ser sinal vivo de comunhão, presença e consolo.”

 

Com esse espírito, foi organizada uma ampla programação de peregrinações, envolvendo comunidades paroquiais, escolas, hospitais e instituições religiosas, em diferentes setores da cidade. A imagem peregrina da Mãe de Deus visita esses espaços como sinal de presença materna, consolo e evangelização.

 

A programação começou no início de julho e se estende até o final de agosto, com destaque para a bênção da Cruz Jubilar, no dia 17 de agosto, marco simbólico dos 25 anos de caminhada do santuário com o povo de Deus.

 

Além das peregrinações, os padres das paróquias também estão sendo convidados a presidir celebrações no santuário, aos finais de semana. Instituições religiosas da Arquidiocese são chamadas a participar ativamente, sobretudo nas celebrações do mês vocacional.

 

A comunidade é convidada a participar das celebrações e a se unir espiritualmente a este tempo de ação de graças. O jubileu é, acima de tudo, uma oportunidade de renovar o olhar sobre Maria como sinal de esperança e caminho seguro para Cristo.

 

Peregrinações programadas

Até o momento, a imagem já passou pelo Hospital Divina Providência e pela Paróquia São Jorge.  A seguir, algumas datas da peregrinação da imagem da Mãe de Deus que serão realizadas:

Julho

16/07 – CEMASE – 16h

19/07 – Paróquia Santa Tereza de Jesus – 18h

20/07 – Paróquia Nossa Senhora do Líbano – 10h

22/07 – Centro Social II – 14h30

26/07 – Paróquia São José do Murialdo – 18h

27/07 – Paróquias São Luís Gonzaga (10h) e São José Vila Nova (19h)

Agosto

02/08 – Paróquia São Carlos – 18h

03/08 – Paróquia Nossa Senhora da Saúde – 10h

06/08 – Colégio Nossa Senhora da Glória – 8h

09/08 – Paróquia Nossa Senhora da Glória – 18h30

15/08 – Paróquia Santa Luzia – 18h

22/08 – Paróquia Santa Cruz – 18h

 



Autor:
Greice Pozzatto

Tags: