Semana Nacional da Família tem programação especial na Arquidiocese

22/07/2021

A Semana Nacional da Família é um projeto consolidado, que acontece no mês vocacional, agosto, para lembrar que ser família é um chamado. A cada ano, a temática procura evidenciar aquilo que a Igreja põe em relevo, encorajando as famílias a aprofundarem as dimensões bíblica, doutrinal e social. Em 2021, aproveitando que o Papa Francisco lançou o Ano Família Amoris Laetitia, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar, quis fundamentar na Exortação Apostólica o tema: “A alegria do amor na Família” e o lema: “Dá e recebe, e alegra a ti mesmo” (Sir 14, 16).

Dessa forma, assim como a proposta do Papa pretende chegar a todas as famílias do mundo, por meio de várias atividades de caráter espiritual, pastoral e cultural, a serem realizadas nas dioceses, paróquias, universidades, no contexto dos movimentos eclesiais e das associações familiares; no Brasil, a Semana Nacional da Família será um instrumento valioso e colaborativo para fazer as pessoas experimentarem “que o Evangelho da família é alegria que enche o coração e a vida inteira” (AL, n. 200).

Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar

A Comissão da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Porto Alegre está se articulando para tornar a Semana Nacional da Família 2021 um grande momento de reflexão, partilha e celebração em cima da temática proposta. Coordenada pelo casal Elis Tarouco e Rodrigo Gonçalves, o empenho em desenvolver uma comunhão em torno dos movimentos, pastorais e serviços de nossa Arquidiocese, assim como com a Rádio Aliança, visa ser um dos pilares, para que por meio dessa ação, toda a proposta de reflexão com base na programação elaborada, chegue às casas de todas as famílias de nossas comunidades atuantes nos Vicariatos de Porto Alegre, Canoas, Guaíba e Gravataí, bem como na Diocese de Novo Hamburgo que estará atuando e participando em conjunto.

Programação Arquidiocesana

Com base nos anseios propostos acima, a comissão elaborou uma programação para que nossa Arquidiocese viva intensamente este momento. Missas de abertura nas paróquias nos vicariatos no dia 8 e lives diárias, a partir do dia 9, às 20h, transmitidas pelo Youtube da Arquidiocese e pela Rádio Aliança, bem como pela página do FaceBook da Pastoral Familiar Arquidiocesana (acesse a  programação) fazem parte da programação local.

Sábado (14), pela manhã, será realizado o Simpósio Arquidiocesano das Famílias.

Campanha Cantinho de Deus

A Semana Nacional da Família é um momento propício de nos voltarmos ainda mais para as nossas igrejas domésticas. Por isso, a Pastoral Familiar lança uma proposta concreta para ser vivenciada em família e com a participação de todos: a construção do Cantinho de Deus.

Em nossas casas tudo tem seu lugar e cada coisa ocupa o seu espaço. Mas qual é o lugar em nossa casa que nos faz lembrar de Deus? Com esse questionamento, a pastoral propõe que cada família construia o Cantinho de Deus em sua casa.

O que não pode faltar: Cruz de Cristo, Palavra de Deus, água benta.

O que podemos acrescentar: vela, foto da família, imagem da Sagrada Família ou santo(a) de devoção e flores.

A cada dia, ao sair e antes de descansar: abençoar os membros da família com a água benta, ler uma passagem da Bíblia para iluminar o dia, tocar a Cruz de Cristo e traçar o Sinal da Cruz sobre si e sobre os membros da família.

Além disso, também é possível promover a campanha nas redes sociais, postando a foto do seu Cantinho de Deus, utilizando as hashtags #PastoralFamiliarArquiPOA , #CantinhodeDeus, #SNF2021ArquiPOA. Participe!



Autor:
Patricia Damaceno (Ascom)

Fonte:
Ascom

Tags: