Solenidade de Corpus Christi: saiba como será o dia 3 de junho na Arquidiocese

29/05/2021

No dia 3 de junho, próxima quinta-feira, a Igreja Católica vive a Solenidade de Corpus Christi, comemoração litúrgica que ocorre após o domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. O sacramento da Eucaristia, que relembra a morte e ressurreição de Jesus Cristo, será realizado nas paróquias de toda a Arquidiocese de Porto Alegre, seguindo os horários dominicais das celebrações eucarísticas, com horário especial de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Não será possível realizar a tradicional procissão com a presença de fiéis, expressão de testemunho público de fé e piedade para com este Sacramento, devido às medidas de proteção e combate à pandemia do Covid-19. Algumas paróquias se organizaram para que o ostensório com o Corpo do Senhor seja levado por alguns bairros das cidades, sobre um veículo, tomando os devidos cuidados de segurança e equipado com aparelho de som, abençoando as famílias em suas casas.

Manifestação pública da fé

A Arquidiocese pede aos fiéis que adornem as janelas de suas casas com toalha branca, ou ainda, quando possível, que montem em pequeno altar, em frente às residências, com a cruz, Bíblia, flor e vela, e um cartaz com os dizeres: "Ele está no meio de nós".

Tradicionalmente, como ocorre na data, é incentivada também a realização de uma ação concreta com o exercício da caridade, oferecendo alimentos não-perecíveis para os mais necessitados, nas paróquias, conforme a organização de cada uma.

Material para baixar e celebrar

Com o objetivo de incentivar a oração nesta data, a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Arquidiocese, disponibiliza a frase “Ele está no meio de nós” para impressão e colocação nas portas das casas. Além disso, as famílias também podem imprimir os desenhos que constam no mesmo arquivo (PDF) para colorir, conteúdo produzido para atividades com as crianças. Para baixar clique aqui.

Conteúdo para impressão:
- Frase em preto para colocação nas portas
“Ele está no meio de nós.”
- Frase (para colorir)
“Ele está no meio de nós.”
- Ostensório (para colorir)
Objeto geralmente dourado usado quando a hóstia consagrada fica exposta para que todos possam ver.
- Cruz (para colorir)
Lembra que Jesus Cristo morreu na cruz para nos salvar.
- Vela (para colorir)
É um sinal da luz de Jesus Cristo Ressuscitado que ilumina nossa vida.
- Bíblia (para colorir)
Traz a Palavra de Deus para que possamos vivê-la.

Roteiros para as celebrações

A pedido da Coordenação de Pastoral, a Comissão de Liturgia da Arquidiocese de Porto Alegre organizou sugestões de roteiros para oração no dia de Corpus Christi nas paróquias. Um deles é para ser usado ao final da missa de Corpus Christi e outro, é disponibilizado para momentos de oração de comunidades fora do horário da missa.

Clique nos links abaixo para download:

- Roteiro 1 - Adoração ao Santíssimo Sacramento - Após a celebração eucarística: 
https://bit.ly/3brRyoI

- Roteiro 2 - Adoração ao Santíssimo Sacramento - Comunidades sem a celebração da missa:https://bit.ly/3w1qLaA

Agenda dos bispos

- Missa na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, com o arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, às 10h da manhã.
- Missa na Paróquia Santa Teresinha (Rua Ramiro Barcelos, em Porto Alegre), às 10h da manhã, com Dom Darley José Kummer.
- Missa na Paróquia Madre Teresa de Calcutá (Rua Madre Teresa de Calcutá, 334 / Núcleo 29 - Bairro Ruben Berta), ás 10h da  manhã, com Dom Aparecido Donizeti de Souza.
- Missa na Paróquia São Luiz Gonzaga, Canoas, às 10h, com Dom Leomar Antônio Brustolin.
- Missa na Paróquia Santa Rita, em Guaíba, ás 17h, com Dom Adilson Pedro Busin.

Mutirão contra a fome

No Brasil, quase 60% da população brasileira – 125,6 milhões – sofreram ou sofrem insegurança alimentar durante a pandemia. Isto significa que mais da metade dos habitantes de nosso país não comeu em quantidade e qualidade ideais desde a chegada do Covid em nossas vidas. É olhando especialmente para esta realidade da fome, que a coordenação da 6ª Semana Social Brasileira no Estado iniciou a Semana de Ativismo Contra a Fome. A ação se estende até o dia 3 de junho, na celebração de Corpus Christi.

Para motivar ações de solidariedade em todo o Regional, os arcebispos e bispos de todo o Estado enviam sua mensagem: “Vamos Juntos Cuidar para que todos tenham vida!” Assista ao vídeo e saiba como participar: https://youtu.be/v0LZ96ugpYo

A proposta para todo o Estado em Corpus Christi é para ações de solidariedade. A sugestão é que cada arqui/diocese identifique a melhor proposta de ação para a sua realidade, mas que não deixe de pensar naqueles que mais precisam. O importante é que em cada lugar sejam promovidas iniciativas de solidariedade e compromisso como os mais necessitados, fortalecendo as redes de solidariedade já existentes para a entrega e distribuição dos alimentos, roupas e produtos arrecadados.



Autor:
Patricia Damaceno (ASCOM)

Fonte:
Ascom

Tags: