"Somos todos iguais em dignidade": leigos, vejam a mensagem de Dom Jaime pelo seu dia

19/08/2021

Neste final de semana celebramos a vocação do leigo. Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano, envia a sua mensagem a todos os homens e mulheres da Igreja: “Gratidão pela participação de tantos irmãos e irmãs na promoção da obra da evangelização, por meio do engajamento e dedicação de muitos, em vários âmbitos”.

Abaixo, leia a mensagem na íntegra e assista ao vídeo:

Mensagem para o Dia do Leigo

Neste 4º domingo do mês de agosto a Igreja celebra a vocação à vida laical.   Somos todos chamados à santidade e herdeiros da mesma fé. Na Igreja, pelo batismo, somos todos iguais em dignidade.

Celebrando o dia do leigo, queremos manifestar nosso reconhecimento e gratidão. Reconhecimento, pois somos todos membros do povo santo de Deus, discípulos e discípulas de Jesus Cristo.

Gratidão pela participação de tantos irmãos e irmãs na promoção da obra da evangelização, por meio do engajamento e dedicação de muitos, em vários âmbitos: são as pessoas que cooperam na limpeza e conservação das igrejas, no cuidado com o patrimônio, na acolhida às pessoas. Às que se dedicam no serviço da caridade, como agentes da pastoral da saúde, da criança; as que se empenham nas visitas aos doentes, idosos, presídios, no atendimento aos moradores de rua, migrantes, fazendas terapêuticas.

Gratidão aos animadores das equipes de celebração, pastoral litúrgica e de canto, de grupos de famílias e oração, das comunidades eclesiais missionárias, de jovens e da equipe vocacional, do dízimo, agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom), as coordenações dos movimentos e setores.

Gratidão aos que exercem ministérios leigos nas comunidades: ministério de Catequese, da Palavra, da Comunhão Eucarística, das Exéquias.

Gratidão aos participantes nos conselhos de comunidade, pastoral paroquial e de assuntos econômicos, onde em sintonia com padres, diáconos e religiosos conduzem a vida comunitária à luz da Palavra de Deus.

A participação ativa na vida ordinária da comunidade é sinal de pertença e de corresponsabilidade na Igreja. Deus seja louvado por todo bem realizado por tantos leigos e leigas em distintos espaços da vida social e eclesial.


Clique aqui para baixar a mensagem em versão para impressão.


Vídeo



Autor:
Patricia Damaceno (Ascom)

Fonte:
Ascom

Tags: