Vaticano concede título de Basílica Menor à Igreja Nossa Senhora das Dores

17/06/2022

Vaticano concede título de Basílica Menor à Igreja Nossa Senhora das Dores

A paróquia Nossa Senhora das Dores, localizada no Centro Histórico de Porto Alegre, foi reconhecida pelo Vaticano como a terceira Basílica Menor do Estado do Rio Grande do Sul. O anúncio oficial foi feito durante a Missa da Solenidade de Corpus Christi, realizada na quinta-feira (16), na Catedral Metropolitana Mãe de Deus.  A solenidade de elevação da paróquia à Basílica Menor acontece no dia 15 de setembro – dia de Nossa Senhora das Dores.

 

De acordo com o documento  da Congregação para o Culto divino e a Disciplina dos Sacramentos, as basílicas são igrejas dotadas de especial importância para a vida litúrgica e pastoral de uma diocese e, por isso, possuem “um particular vínculo com a Igreja de Roma e com o Sumo Pontífice”. O título de Basílica é o mais alto que uma igreja fora de Roma pode receber e apenas o Papa o pode conceder.

 

No final do mês de janeiro de 2022, a paróquia liderada pelo pároco Lucas Matheus Mendes, concluiu o processo de entrega dos documentos ao Vaticano. O sacerdote abordou  os critérios que levam um templo a receber tal reconhecimento bem como suas obrigações a partir de então. A reportagem está no link abaixo.

https://www.arquipoa.com/noticias/paroquia-da-arquidiocese-finaliza-entrega-de-documentacao-para-receber-titulo-de-basilica-menor

 

O arcebispo metropolitano Dom Jaime Spengler destaca que a Igreja das Dores faz parte da história da cidade de Porto Alegre em seus 250 anos. “Trata-se de um patrimônio histórico, cultural e religioso. Adorada e conhecida por muitos que a procuravam e continuam procurando, seja para celebrações e festas populares, seja para visitas - devido a sua imponência arquitetônica e artística - a igreja está inteiramente ligada à história da cidade”, declarou.

 

A Igreja Nossa Senhora das Dores atualmente conta com vários movimentos eclesiais, grupos pastorais, seis missas nos finais de semana e celebrações diárias durante a semana. Para o ano de 2022 cerca de 160 jovens e adultos estão no processo de Iniciação à Vida Cristã para receber os sacramentos.

 

 

 

Fotos Luís Felipe Dias e Guilherme Pietrikicz



Tags: