07/07/2022
Na noite desta quarta-feira (06) o vicariato de Gravataí se despediu de Dom Aparecido Donizeti, que na próxima semana já estará com o povo da Arquidiocese de Cascavel (PR), em sua nova missão como bispo auxiliar. A celebração ocorreu na paróquia Nossa Senhora de Fátima, contando com a presença do arcebispo Dom Jaime Spengler, dos bispos auxiliares Dom Adilson Pedro Busin, Dom Darley José Kummer e do clero do vicariato.
Dom Donizeti, sempre muito atencioso presidiu a celebração, após, tirou fotos com todos e ainda, no salão paroquial puderam confraternizar. O bispo recebeu alguns mimos como kit de chimarrao lembrando o cultivo e a tradição e uma mitra. O Coral da Paróquia Nossa Senhora dos Anjos abrilhantou a celebração litúrgica. Mais de 300 pessoas estiveram na missa e no jantar que aconteceu logo após a celebração.
Biografia
Dom Aparecido Donizeti é filho de Orestino de Souza (in memoriam) e Elza Batista de Souza. De 1986 a 1988 cursou a faculdade de Filosofia no Instituto Filosófico da cidade de Apucarana (PR) e a faculdade de Teologia, de 1989 a 1992, no Instituto Teológico Paulo VI de Londrina.
No dia 12 de dezembro de 1992 foi ordenado presbítero. De 1993 a 1997 foi pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Leópolis; pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Jataizinho, de 1998 a 2001. Em 2001 iniciou o Mestrado em Espiritualidade no Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum, em Roma, que concluiu em 2003. Retornando ao Brasil assumiu a missão como Reitor no Seminário Menor Menino Deus da Diocese de Cornélio Procópio e Vigário da Catedral Cristo Rei, de agosto de 2003 a junho de 2007.
De julho de 2007 a janeiro de 2012 foi pároco da Paróquia Santa Ana em Sapopema; de 2012 a 2014 foi Reitor do Seminário Maior São José em Jataizinho; durante este período foi assessor das Pastorais: Vocacional, Carcerária e Catequética. Integrou a equipe dos diretores espirituais no Instituto Filosófico de Apucarana e também foi diretor espiritual no Instituto Teológico Paulo VI.
Aos 30 de dezembro de 2015 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo-auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre e à época era pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Cornélio Procópio e assessor da Pastoral Litúrgica.
Foi ordenado bispo no dia 18 de março de 2016 na Catedral Cristo Rei da cidade de Cornélio Procópio, pelo Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler.
Na Arquidiocese de Porto Alegre também era o bispo referencial da Pastoral Familiar no Regional Sul 3. Dentre outras tarefas.
Nossa prece de agradecimento por sua dedicação nesses 6 anos e 3 meses de trabalho em nosso meio.