Vicariatos da Arquidiocese promovem encontros pastorais

20/03/2023

Vicariatos da Arquidiocese promovem encontros pastorais

O Vicariato de Guaíba promoveu na quinta-feira (16) sua primeira Assembleia do Clero que, por decisão dos padres, começou com uma experiência de descentralização do local do encontro, que sempre acontecia na cidade de Guaíba. Neste ano, a Assembleia será itinerante, ou seja, nas quatro áreas do Vicariato – Guaíba, Charqueadas, Camaquã e Sertão Santana.

 

Essa primeira Assembleia ocorreu na Região carbonífera, na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Charqueadas, tendo  por anfitrião o Pe. Miguel Faleiro. O encontro do clero foi dirigido pelo coordenador Pastoral do Vicariato, Pe. Daniel José Alves da Silva. Foram debatidos diversos assuntos como planejamento pastoral 2023, Ano Vocacional, Diaconia da Pastoral Carcerária, subsídios para as Comunidades Eclesiais Missionárias, avisos das Dimensões Pastorais, cronogramas diversos.

 

O Vigário Episcopal do Vicariato de Guaíba, Pe. Adilson Corrêa da Fonseca, destacou que a decisão pela descentralização dos encontros tem como objetivo incentivar a animação vocacional e a fraternidade entre os presbíteros que trabalham nas comunidades do Vicariato. “Neste espírito de Sínodo, queremos estar mais próximo das comunidades”, frisou o Vigário Episcopal.

 

Também estiveram presentes os diáconos Lucas de Lacerda e Rodrigo Rubi, que no mês de junho, nos dias 9 e 16, respectivamente serão ordenados presbíteros. O próximo encontro será no dia 18 de maio, na Paroquia São João Batista, em Camaquã, quando concomitantemente haverá formação espiritual com as secretárias paroquiais. 

 

Vicariato de Canoas

 

O Vicariato de Canoas promoveu no dia 11 de março  a Assembleia Pastoral do Vicariato, na paróquia São Luís Gonzaga, área central da cidade.  Participaram os coordenadores/as de Pastorais e Movimentos das comunidades do Vicariato, que contempla os municípios de Canoas, Nova Santa Rita, Esteio e Sapucaia do Sul. Em torno de 150 pessoas participaram.

 

A primeira assembleia do ano tem como tema de estudo a Campanha da Fraternidade. Pe. Carlos Sebastiany, coordenador de Pastoral do Vicariato e pároco da paróquia São Paulo Apóstolo, no bairro Niterói, abordou o tema. A Romaria do Vicariato. que acontece no dia 27 de maio,  entre 8h30 e 12h, com partida da Paróquia N.ª S.ª de Caravaggio e chegada na Paróquia São Paulo também foi abordade pelos presentes. Feitas as comunicações, as dimensões pastorais se reuniram para tratar de suas questões e do planejamento do ano.

 

“A reunião é sempre um momento de comunicações, encaminhamentos, reflexão pastoral e, sobretudo, de irmãos que partilham sua caminhada na vida de fé, de comunidade, de Igreja”, destacou o Vigário Episcopal do Vicariato de Canoas, Pe. Francisco Grasseli.



Autor:
ASCOM COM COLABORAÇÃO DO PE. GERSON SCHMIDT

Tags: