07/03/2025
Na quarta-feira de cinzas, último dia 05 de março, aconteceu o lançamento da Campanha da Fraternidade (CF) 2025, no Salão da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada no Bairro Harmonia, em Canoas.
Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), a CF pretende mobilizar a sociedade para a adoção de atitudes preservacionistas, projetos de regeneração ambiental em regiões atingidas por catástrofes climáticas, estímulo à reciclagem de resíduos, produção orgânica e ecológica, conhecimento dos biomas e ecossistemas e projetos econômicos sustentáveis de inclusão social.
O lançamento da Campanha foi num lugar simbólico duramente atingido pelas enchentes de 2024, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, - administrada pelos Frades Capuchinhos – esse local foi alagado e na sequência serviu de ponto de solidariedade à população afetada como centro de distribuição de alimentos, agasalhos, material de limpeza, móveis e eletrodomésticos para reequipar as residências atingidas e dar condições dignas de habitação para as famílias flageladas no retorno a suas residências.
Além de mobilizar as comunidades da Igreja Católica Apostólica Romana, a ação teve a presença de outras denominações religiosas e pessoas que colaboraram na reflexão temática nesta tarde, como o biólogo Prof. Luís Fernando Perello, o senhor Antônio Mattos - Coordenador de Reciclagem do Campo da Tuca - Porto Alegre, padre Edison Thomassin - Referencial do Regional Sul 3 para a Comissão Sociotransformadora, que se somaram a essa iniciativa.
Segundo o Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Cardeal Spengler, “cuidar da casa comum é uma missão de todas as religiões e de toda a humanidade”. Durante o evento, houve um ato simbólico de compromisso com a regeneração das áreas degradadas e a continuidade da reconstrução das regiões afetadas no território gaúcho. A Arquidiocese também propôs que em todas as comunidades do Estado sejam desenvolvidas ações de educação ambiental, compromisso com a reciclagem, estilo de vida sóbrio e o uso responsável dos recursos naturais.